icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Moradores do Centro Histórico podem pedir financiamento para recuperação

PMJP e Iphan vão liberar R$ 600 mil na sua primeira etapa para que imóveis privados sejam recuperados e restaurados.     

Publicado em 26/05/2016 às 17:44

Os moradores do Centro Histórico de João Pessoa têm até o dia 10 de junho para manifestar interesse em obter financiamento para recuperação de seus imóveis. O financiamento, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vai liberar recursos na ordem de R$ 600 mil na sua primeira etapa.

O coordenador do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac-JP), Rui Leitão, explicou que o primeiro passo será analisar todas as propostas. “Após essa análise, ocorrerá uma seleção, o projeto será elaborado e serão definidas as condições do financiamento”, detalhou.

O objetivo desse financiamento é garantir a restauração e preservação de imóveis privados localizados no Centro Histórico de João Pessoa. “Esse é um programa do Iphan em algumas cidades para incentivar a permanência dos moradores e a recuperação de imóveis nos centros históricos, ou seja, recuperamos áreas tombadas fazendo com que haja uma requalificação dessa área”, detalhou o superintendente Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Cláudio Nogueira.

Entre as intervenções que poderão ser cobertas pelo financiamento estão a recuperação de fachadas e coberturas, a estabilização e consolidação estrutural da edificação e o reparo em instalações elétricas, hidrossanitárias e de prevenção contra incêndio.

Também serão contempladas as intervenções que visam adequar os imóveis às condições de insolação e ventilação e a elaboração de projetos de arquitetura, engenharia e restauração. “Alguns serviços são mais prioritários, como instalações de uma forma geral e adaptação às normas vigentes”, frisou Nogueira.

O financiamento poderá ser quitado em até 15 anos, no caso de imóveis residenciais ou mistos, ou em 10 anos, quando o imóvel possuir outros usos. As dúvidas também podem ser retiradas por telefone, nos números 3214-3206 e 3214-1395, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp