POLÍTICA
Ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo é preso por improbidade
A prisão foi feita no Centro de João Pessoa, por meio de uma operação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Intermunicipal.
Publicado em 13/07/2013 às 8:00
O ex-prefeito Luciano Carneiro da Cunha, de Cruz do Espírito Santo, foi preso na manhã de ontem em cumprimento a dois mandados de prisão por crimes de improbidade administrativa, expedidos pela comarca da cidade. A prisão foi feita no Centro de João Pessoa, por meio de uma operação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Intermunicipal, a partir de denúncia anônima. De acordo com o delegado Jalmirez Marques, o ex-prefeito ficará preso na Central de Polícia até segunda-feira, quando o juiz da comarca de Cruz do Espírito Santo decidirá sobre o seu destino.
O delegado afirmou que o ex-gestor negou a existência dos mandados, mas não resistiu à prisão. “Pedimos que ele nos acompanhasse à Central do Polícia e ele cumpriu sem hesitar”, contou. O primeiro mandado é relativo a prisão preventiva, expedido em junho de 2008, por crime contra o patrimônio. O segundo é de julho de 2009, por crime de responsabilidade, cujo processo foi transitado em julgado.
De acordo com o portal do Tribunal de Justiça da Paraíba, o ex-prefeito teve um recurso negado em agosto de 2010 pela Câmara Criminal do TJPB, que, por unanimidade e em harmonia com o parecer do Ministério Público, manteve decisão de primeiro grau que condenou Luciano Carneiro da Cunha por desvio de verba pública, a cinco anos de reclusão.
O delito está tipificado no Artigo 1º, do Decreto-Lei 201/67. A relatoria do feito de nº 029.2001.000018-9/002 foi do desembargador Nilo Luiz Ramalho Vieira.
O advogado do ex-prefeito, Sheyner Asfora, disse que está analisando os processos e que prefere não se manifestar sobre o assunto nesse momento.
Comentários