icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Vale o 'upgrade'?

Blu-rays tentam conquistar o consumidor com imagens muito mais nítidas.

Publicado em 15/01/2012 às 8:00

Com títulos já numerosos batendo o precinho camarada de R$ 12,90, os Blu-rays discs têm procurado se tornar um produto acessível para o brasileiro, como já o é em outros países.

Chamados de 'DVDs de alta definição', os Blu-rays tentam conquistar o consumidor com imagens muito mais nítidas, cores vibrantes e um som do outro mundo.

Claro que para obter a imagem e o som com a qualidade que o Blu-ray oferece, é necessário que o usuário tenha um equipamento condizente. Uma TV full HD (aquela que exibe em 1080p) e um home theater 5.1 digital com suporte DTS já é um bom começo.

Os títulos em Blu-ray também tentam seduzir o colecionador de filmes e aficionado por cinema com mais bônus que o DVD costuma trazer.

Entre os recursos que essa tecnologia propicia estão a possibilidade de assistir a um filme simultâneo a comentários e entrevistas, exivos em janelas 'pop-up' na tela, e acessar informações on-line sobre o filme, durante a projeção, utilizando a internet.

Outro recurso – muito usado pela Warner e pela Sony – possibilita que o diretor apresente toda a obra utilizando duas telas, uma para o filme e outra para o making of, simultaneamente, como se estivesse apresentando uma palestra.

Entretanto, ainda há muita picaretagem por trás daquelas belas caixinhas azuis. Há, por exemplo, filmes sem extras, ou com os mesmos recursos do DVD (até menos, aliás), quando não, com qualidade semelhante ao da mídia tradicional.

Por exemplo: a edição em Blu-ray de Gênio Indomável, estrelado por Matt Damon e Robin Williams e lançado pela Imagem Filmes, nem menu tem. Por outro lado, diretores como Ridley Scott e David Fincher têm demonstrado bastante apreço na remasterização de seus filmes, garantindo a obras como Blade Runner, Alien e Clube da Luta, experiências fantásticas em Blu-ray.

Pensando nisso, o JORNAL DA PARAÍBA avaliou 12 títulos em Blu-ray para compor um guia para que o leitor saiba quando trocar seu filme em DVD pelo Blu-ray. Para isso, atribuímos notas de 0 a 5 para a importância do filme, para a qualidade da imagem e do som e para o material extra, acompanhadas de um veredito pessoal, como conselho de amigo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp