icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Morre 2ª vítima de leptospirose na Paraíba; família denuncia hospitais

Jovem de 17 anos passou por três hospitais. Sintomas foram confundidos com virose, gripe e verminose. É o segundo caso de morte pela doença este ano na Paraíba.

Publicado em 24/05/2011 às 7:10

Karoline Zilah
Com informações da TV Cabo Branco

A Secretaria de Saúde de João Pessoa investiga mais um caso suspeito de morte por leptospirose. Esta seria a segunda do ano na Paraíba. Apesar de a morte de morte de Joalisson Rodrigues, de 17 ano, estar numa lista de dez casos em análise, este diagnóstico foi confirmado pelo Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU-UFPB) no último sábado (21), quando o rapaz morreu.

A família acusa três hospitais públicos de negligência e disse que vai procurar a Justiça para denunciar que o jovem morreu por não ter tido atendimento adequado para seus sintomas. Desde que começou a passar mal, no dia 15 de maio, Joalisson passou por três hospitais públicos. Em dois deles os sintomas foram confundidos com virose, gripe e verminose. Somente três dias depois, no HU, o caso foi diagnosticado como leptospirose.

Joalisson e os pais moram em uma casa às margens do rio Paraíba, em Santa Rita, que foi inundada durante uma enchente. O rapaz teria ajudado outras pessoas a se salvar e a retirar móveis e eletrodomésticos de suas residências. A suspeita é de que ele teve contato com água contaminada por urina de rato durante a cheia do rio.

'Peregrinação' em hospitais

Em entrevista à TV Cabo Branco, a família disse que Joalisson foi levado no dia 15 para o Hospital Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, em Santa Rita, onde o disseram que ele estaria com virose e o medicaram com paracetamol. No dia seguinte, ele foi encaminhado para um posto médico, onde teriam informado à família que o rapaz estava com verme.

Apresentando um quadro de saúde cada vez pior, Joalisson foi encaminhado por médicos para um hospital municipal de Bayeux, onde fez exame de sangue que apontou uma suposta gripe. Ele novamente foi medicado com paracetamol e vitamina C.

A família não confiou no diagnóstico e levou o jovem para o Hospital Universitário de João Pessoa na quarta-feira pela manhã. Os exames feitos à tarde afirmaram que Joalisson estava com leptospirose. Ele permaneceu internado e morreu no último sábado (21).

Frente às denúncias dos parentes de Joalisson, a direção do HU afirmou que não houve demora no atendimento, e que o estado de saúde do paciente já estava bastante agravado quando ele chegou. Já o Hospital Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho, de Santa Rita, informou que não sabia da morte do rapaz e que vai checar o que houve no atendimento.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp