icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pacientes com 'virose da mosca' lotam UPA em João Pessoa

Doença faz atendimento diário pós-Carnaval subir em até 40% nas unidades de saúde.

Publicado em 17/02/2016 às 10:00

As emergências das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de João Pessoa estão ficando lotadas desde o início deste mês, por pacientes que apresentam um quadro viral com ocorrência de vômito, diarreia, dor no corpo e febre, aumentando os atendimentos em até 40%. Muitas pessoas têm associado esses sintomas à proliferação de moscas, comum nesse período, mas a direção da UPA Célio Pires de Sá, no bairro do Valentina, alerta que não há nota técnica do Ministério da Saúde (MS) confirmando, de fato, que se trata de uma 'virose da mosca', como ficou popularmente conhecida.
Para se ter uma ideia do surto da doença, somente na última segunda-feira, a UPA Valentina realizou mais de 400 atendimentos, dos quais a maioria dos pacientes apresentavam os sintomas da popular 'virose da mosca', sejam eles associados (dois ou mais) ou isolados, segundo a diretora da unidade, Najara Rodrigues.

“Por conta desse período, que vai de fevereiro a maio, costumamos registrar um aumento significativo nos atendimentos, dos quais mais da metade apresentam algum ou mais de um desses sintomas. Até antes do Carnaval a nossa média de atendimento era de 250 por dia, mas desde então, o quantitativo tem subido de 30 a 40%. Ontem (segunda-feira), por exemplo, atendemos mais de 400 pacientes”, afirmou. Um aumento, neste caso, de 60%.

A autônoma Antônia dos Santos, 38 anos, foi uma das pacientes que compareceu ontem à unidade para tratar a diarreia, que já durava três dias, e outros sintomas. “Comecei sentindo umas dores no corpo e febre, depois veio a diarreia. Tratei em casa mesmo, mas como não melhorei vim aqui pra tomar soro e saber o que realmente tenho, mas é a bendita virose”, relatou.

De acordo com Najara Rodrigues, a virose tem acometido pessoas de todas as idades, por isso a orientação geral, para evitar os casos é higienizar as mãos e os alimentos, deixando-os cobertos e bem armazenados, além de observar o ambiente em que irá se alimentar. Logo no início dos sintomas, que duram de cinco a sete dias, as pessoas podem procurar a atenção básica e em casos de piora do quadro ou episódios repetidos de vômito e diarreia, ou febre por mais de 24h, deve-se procurar a Unidade de Pronto Atendimento.

“Já crianças e idosos devem procurar a UPA imediatamente, desde os primeiros sinais, pois têm maior facilidade de desidratação. Na unidade, fazemos a medicação venosa para tratar a dor e vômito, e hidratação com soro para a diarreia. O paciente fica em observação e é liberado em seguida, devendo dar continuidade ao tratamento em casa com antitérmico, analgésico e bastante líquido”, explicou. Os medicamentos receitados pelo médico durante o atendimento podem ser adquiridos nas farmácias dos postos do Programa Saúde da Família (PSF).

MOSCA

A diretora da UPA Valentina ressaltou que a mosca é um inseto vetor transmissor de doenças, pois pousa em todo tipo de superfície, inclusive contaminada, podendo ocasionar a transmissão de viroses e outras doenças. Apesar disso, não vê ligação do inseto com os últimos registros de virose. “Muitas pessoas estão associando sintomas, como vômito, diarreia, dores no corpo e febre, com as moscas, mas nós estamos atendendo como virose comum, inespecífica, pois não existe nota técnica do Ministério da Saúde fazendo essa associação”, esclareceu.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp