icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Xadrez é a tendência que está em todas as coleções de Verão

Xadrez tem que ser usado com cautela para não passar informação demais. Dê preferência a combinações com tecidos lisos.

Publicado em 19/07/2008 às 8:02

Agda Aquino, especial para o Paraíba 1

Essa é a estampa mais queridinha do momento e no verão vai estar por toda parte. A tendência já veio das coleções européias do início do ano e por aqui apareceu em quase todas as coleções de verão. Como se não bastasse, a personagem da atriz Mariana Ximenez em A Favorita, a nova novela das oito (Rede Globo), veste xadrez em nove de cada dez calças que usa. Uma receita perfeita para transformar essa tendência em aposta certa para a nova estação.

Na verdade o xadrez vem aparecendo em coleções há alguns anos e para certos grupos nunca saiu de moda, mas agora é pra valer. Nas vitrines as principais peças com essa estampa são as calças, mas pode ter certeza que o xadrez vai aparecer em blusas, vestidos, cintos, chapéus e até sapatos. Não há como fugir.

Como combinar – Da mesma forma que o floral, as listras e todas as outras estampas marcantes, o xadrez tem que ser usado com cautela para não passar informação demais. Dê preferência a combinações com tecidos lisos. Se você vai usar uma calça xadrez, prefira uma camiseta e um sapato básicos, assim não há perigo de errar. Se o xadrez estiver na parte de cima da roupa, também prefira uma parte de baixo mais neutra. No caso dos vestidos, opte por sapatos e acessórios não chamativos, afinal de contas ele já vai chamar toda a atenção. Para os moderninhos até vale uma mistura de diferentes padronagens de xadrez no mesmo figurino, mas cuidado, o limite entre um visual antenado e um equivocado é bem pequeno.

Na moda desde a antiguidade

As estampas geométricas fazem parte da história da humanidade. No Ocidente a origem da estampa xadrez vem da Idade do Ferro (do período de 700 a 50 aC). No norte da Europa escavações arqueológicas descobriram vestígios de sacrifícios humanos onde se identificou que as roupas das vítimas eram quase todas de tecido xadrez em fios de lã.

Na Escócia essa estampa é padrão para o kilt, os tradicionais saiotes pregueados dos homens. Lá eles usam o xadrez quadriculado com linhas e espessuras diferentes, em cores distintas, também chamado de Tartan. As cores servem para identificar o clã ou a família de quem está usando. "Medevi Square" é o nome que se dá à estampa xadrez que tem o vermelho e o branco como cores predominantes, marca registrada do xadrez sueco. O "Vichy" é o nome dado ao xadrez o que usa principalmente as cores branca e preta.

O xadrez só invadiu o guarda-roupa feminino com a ousadia da estilista francesa Coco Chanel. Por volta de 1916 ela usou a estampa em saias, blusas de malha fina, calças e casacos. Depois disso a marca inglesa Burberry ficou conhecida por sua inconfundível estampa xadrez, criada em 1924 para forros de capas de chuva. Tornou-se sua marca registrada e hoje estampa as mais variadas peças da grife, como biquínis, óculos e sapatos.

Nos anos 70 e 80 os anárquicos punks deram uma nova cara ao xadrez, usado principalmente nas calças sujas e desbotadas, passando o ar de rebeldia. Nos anos 90 os grunges, que tinham a banda Nirvana como principal ícone, usaram a estampa em blusões abertos por cima das camisetas de bandas de rock e ainda passavam aquele ar de desleixo e desarrumação proposital dos punks.

Hoje o xadrez está mais in do que nunca, possível em todos os modelos, para todas as tribos e todos os gostos. Um momento de democratização de uma das estampas mais antigas da humanidade. Por quanto tempo ela continuará em alta? Isso ninguém sabe responder ao certo agora, mas certamente não será por mais de duas estações. Tempo suficiente pra usar e abusar do xadrez.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp