VIDA URBANA
Bancários fazem nova manifestação
Carregando um caixão com o boneco do presidente da Febraban, Murilo Portugal, os grevistas saíram em cortejo fúnebre.
Publicado em 03/10/2013 às 6:00
Os bancários e os servidores dos Correios realizaram um protesto no final da tarde de ontem em frente a agência do Bradesco, na avenida Duque de Caxias, em João Pessoa.
Carregando um caixão com o boneco do presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Murilo Portugal, os grevistas saíram em cortejo fúnebre até o Palácio da Redenção, onde em praça pública queimaram o boneco.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, a manifestação ocorreu por falta de negociação, pois nenhuma proposta concreta chegou até o sindicato. “Os banqueiros não ofereceram nova proposta. O Comando de Greve vai estar reunido amanhã (hoje), em São Paulo, para discutir o andamento da greve. Nós não temos agendado nenhuma reunião com os banqueiros, mas estamos abertos ao diálogo”, informou o sindicalista que também participará da reunião na capital paulista.
Hoje, a greve dos bancários completa 15 dias. O presidente do sindicato explica que os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho e aumento salarial. “Queremos que o piso salarial dos bancários que atualmente é de cerca de R$1,5 mil suba para R$ 2.680, que corresponde ao salário mínimo indicado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos (Dieese).
Os servidores dos Correios, em greve desde o dia 13 de setembro, também participaram da mobilização. O secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos (Sintec-PB), Emanuel de Souza, informou que as negociações também estão paradas, mas a categoria está procurando apoio de políticos para que um nova proposta seja apresentada.
Comentários