POLÍTICA
Vital intervém na greve
Em reunião com professores e servidores da UFCG, senador Vital do Rêgo afirmou que ajudará no retorno das negociações com o governo.
Publicado em 18/08/2012 às 6:00
O senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) se reuniu na manhã de ontem com os professores e servidores em greve da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e afirmou que vai manter contato com o secretário de relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, para solicitar a retomada das negociações do governo federal com a categoria.
A reunião aconteceu no auditório do curso de Arte e Mídia, no campus de Campina Grande.
Vital do Rêgo informou ainda que as reivindicações salariais dos professores, bem como o impacto de um possível reajuste no orçamento da União, começam a ser discutidos no Congresso Nacional a partir de 31 de agosto, quando o projeto do orçamento para 2013 será encaminhado para apreciação do Senado. O senador afirmou que estará à disposição para tentar melhorar a negociação com o governo e contribuir para a obtenção de uma proposta que possibilite o acordo.
O senador repassou ainda aos grevistas sobre o andamento das discussões sobre a greve em comissões do Senado e nos ministérios. A reunião foi convocada pela Associação dos Docentes da UFCG (Adufcg) e faz parte da estratégia de mobilização da categoria. “O objetivo é criar uma frente parlamentar pluripartidária pela reabertura das negociações com o governo”, explicou Gonzalo Rojas, presidente da Adufcg.
LDO 2013
A presidente Dilma Rousseff sancionou, com vetos, ontem, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013. O Planalto, no entanto, não informou quais foram os trechos vetados. A lei será publicada no "Diário Oficial" da próxima segunda-feira.
O texto, aprovado no Congresso em 17 de julho, não previa reajuste para servidores nem para aposentados que recebem mais de um salário mínimo. Mas o texto trazia uma brecha para que o Executivo negociasse com esses setores possíveis reajustes a serem incluídos na Lei Orçamentária Anual.
Comentários