CULTURA
OSUFPB apresenta suas cordas
Realizando seu primeiro concerto OSUFPB Cordas se apresenta nesta sexta-feira (19) na Sala Radegundis Feitosa.
Publicado em 19/04/2013 às 8:00
Após a estreia da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB) e do seu segmento jovem, nesta sexta-feira a OSUFPB Cordas realiza seu primeiro concerto, que será realizado às 20h, na Sala Radegundis Feitosa, no campus de João Pessoa.
Sob a regência do maestro Eli-Eri Moura, a apresentação gratuita é comemorativa aos 10 anos do Laboratório de Composição Musical da UFPB (Compomus).
O concerto terá a participação especial dos instrumentistas convidados, José Henrique Martins (piano), Monica Cury (harpa) e Pedro Henrique Freire (vibrafone).
PRATA DA CASA
No repertório, obras de câmara e de orquestra de cordas – algumas inéditas – dos compositores do Compomus: Arimateia Melo, Henry Krutzen, J. Orlando Alves, José Henrique Padovani, Marcílio Onofre, Rogério Borges, Samuel Correia, Tom K., Wilson Guerreiro, Valério Fiel e o próprio Eli-Eri.
“O núcleo de composição do Norte-Nordeste são a Bahia e a Paraíba”, atesta Eli-Eri Moura. “O Estado sempre foi uma referência com José Alberto Kaplan (1935-2009), mesmo no ensino informal até surgir o Compomus”.
De acordo com o maestro, o laboratório foi criado visando implementar oficialmente a composição na UFPB, fortalecendo o surgimento da Graduação, Mestrado e Doutorado (este último será aberto em maio) na área.
Formada por instrumentistas do quadro permanente da orquestra, a OSUFPB Cordas voltará a se apresentar no dia 26 sob a batuta do maestro Carlos Anísio, em concerto de encerramento do semestre letivo da universidade.
Já no dia 24 de maio, a OSUFPB fará nova apresentação em virtude da abertura do semestre letivo.
Comentários