VIDA URBANA
Alargamento da avenida Beira Rio começa no 2º semestre
Projeto está em fase de conclusão e a verba de R$ 6,5 mi já foi liberada pelo governo federal.
Publicado em 15/03/2015 às 14:20 | Atualizado em 19/02/2024 às 13:58
As obras de alargamento da avenida Beira Rio deverão ser executadas já no segundo semestre deste ano. O projeto executivo está em fase de conclusão e deverá custar R$ 6,5 milhões, verba já liberada pelo governo federal. De acordo com o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Cássio Andrade, dentre os pontos que serão executados estão a padronização das calçadas do Centro até a orla de Cabo Branco e a construção de uma ciclovia no canteiro central da via.
Inicialmente, a previsão é de que a avenida não seja duplicada por inteiro por questões orçamentárias. Conforme o secretário, o trecho que deverá receber a primeira parte da obra é o que vai da Primeira Igreja Batista até a avenida Rui Barbosa. Por conta disso, ainda não é uma preocupação da prefeitura a desocupação de moradores das margens da pista, segundo explicou Cássio Andrade. “Isso acontecerá mesmo por questões orçamentárias. Com essa delimitação da primeira etapa das obras, nós, inclusive, não mexeremos com as casas da comunidade Padre Hildon Bandeira. Por esse motivo, ao menos a curto prazo, essa não é uma preocupação”, reiterou.
No espaço em que a prefeitura iniciará o alargamento da avenida serão diminuídas calçadas e, em casos de invasão do espaço público, será feito um ordenamento, com o estreitamento das calçadas onde for possível. “O trecho que é da Primeira Igreja Batista até a avenida Rui Barbosa está sobrecarregado por conta da área comercial existente. Começaremos com o alargamento da via nesse espaço e, junto com essa etapa das obras, realizaremos a padronização de calçadas até a praia, uniformizando o passeio com todas as condições de acessibilidade. Este é um levantamento que fizemos detalhadamente e que já está pronto”, assegurou.
Em entrevista ao JORNAL DA PARAÍBA no mês de outubro do ano passado, o secretário tinha informado que a previsão era de que essas obras tivessem início no mês de dezembro, contudo ele explicou que o projeto passou por algumas modificações, o que atrasou esse prazo. “Nós já temos o processo executivo e a verba liberada, contudo ele foi apresentado à Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana) para que fossem expostas as suas considerações. Agora, a Seplan juntamente com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Sedurb (Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano) está trabalhando para concluir essas observações finais. Posteriormente o projeto será encaminhado à Caixa Econômica Federal para aprovação e à Semam (Secretaria de Meio Ambiente) para que tenhamos o licenciamento ambiental e possamos, efetivamente, iniciar o processo de licitação”, explicou.
Com todos esses trâmites a serem seguidos, a previsão é de que as obras comecem no segundo semestre desse ano, contudo uma primeira parte já está sendo executada, de acordo com o secretário. “Nós começamos pelo final da Beira Rio. Iniciamos a obra pela rua do Capim, que drenamos e asfaltamos. Vamos iniciar agora o alargamento de uma das vias, porque os carros vão passar todos pelo sentido Centro-Praia para que possamos isolar o outro e iniciar as obras da ponte. A expectativa é de que a construção da ponte efetivamente já tenha início em abril”, garantiu.
DESVIO
Com as obras no local, o trânsito será desviado tanto pela rua do Capim quanto pela avenida Angelina Baltar, que também passou por obras de recuperação para receber o desvio do tráfego.
Comentários