CULTURA
Abujamra apresenta monólogo no Santa Roza
Antônio Abujamra estreia em João Pessoa com espetáculo "A Voz do Provocador".
Publicado em 05/10/2011 às 6:30
Tem uma investida clássica que os entrevistados de Antônio Abujamra ouvem ao final de seus bate-papos no programa Provocações: "Enforque-se na corda da liberdade". A proposta é feita às poucas cabeças que ainda têm alguma contribuição a dar, após uma breve conversa transmitida em horário nobre.
Quem for ao Teatro Santa Roza, hoje e amanhã, às 20h, esperando algo parecido, vai ver um Abujamra enforcando-se sozinho na corda da liberdade: é que o ator, diretor e dramaturgo vem a João Pessoa apresentar o monólogo A Voz do Provocador, uma espécie de aula-espetáculo, aquele gênero conhecido por aqui por meio das palestras anedóticas e já tradicionais de Ariano Suassuna.
O humor de Abujamra, porém, é bem mais ácido e contundente. Seu discurso corrosivo revela uma visão crítica do caráter (ou da falta de caráter) do brasileiro. Não raro, paira sobre o público um certo ar soturno que enche o teatro quando a voz empostada de Abujamra se pronuncia.
O palco, porém, é a sua casa. "Pergunte-me: o que você fez de bom nestes mais de 30 anos de televisão? Eu posso dizer: alguns segundos", já afirmou certa vez, se esquecendo de uma vasta galeria de personagens da qual se destaca o inesquecível Ravengar (leia mais sobre no box ao lado).
No cinema, o velho "Abu" também teve seus momentos, tendo trabalhado com o paraibano José Jof- fily em Quem Matou Pixote? (Brasil, 1996) e com diretores como Sérgio Biancchi, Carla Camurati, Júlio Bressane e Alain Fresnot.
Quase um patrimônio do teatro nacional (é um dos precursores de Brecht em nossa dramaturgia e foi contemporâneo ativo ao movimento do Teatro Oficina e do Teatro Brasileiro de Comédia), Abujamra segue vigoroso em uma carreira guiada pela utopia: “E para que serve a utopia? Eu dou um passo, o teatro dá dois passos. Eu dou dois passos, o teatro dá quatro passos. A utopia serve para isso: continuar caminhando”, filosofa o artista.
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