icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Celebração do Nordeste

Começa neste sábado (03) a 26° edição do Forró Fest; evento acontece na Praia de Miramar, em Cabedelo.

Publicado em 03/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:31

A Paraíba se prepara para mais uma edição do maior festival de música regional do país. O 26° Forró Fest, realizado pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, emissoras da Rede Paraíba de Comunicação, apresentará e consolidará talentos, com suas inéditas composições, nas quatro eliminatórias semanais, até a grande final, que será realizada no dia 7 de junho, no ‘Maior São João do Mundo’, em Campina Grande, onde os três melhores compositores e o melhor intérprete do ano serão eleitos.

Antes da finalíssima, a caravana do tradicional festival passará por quatro cantos da Paraíba: Cabedelo, na Grande João Pessoa, Sousa, no Alto Sertão, Conde, no Litoral Sul e Itabaiana, no Agreste.

Aberta ao público, a 1ª eliminatória acontecerá neste sábado, a partir das 22h, na Praia de Miramar, em Cabedelo.

Depois dos artistas defenderem as suas composições, o palco montado em Cabedelo será reservado para três estrelas do arrasta pé. Nesta noite, as apresentações serão da cearense Eliane, a ‘Rainha do Forró’, o pernambucano Geraldinho Lins e a banda potiguar Saia Rodada.

“Meu forró é o forró sem rótulos. É para fazer as pessoas dançarem”, explica Geraldinho Lins, que trará para a abertura do Forró Fest um apanhado dos seus 25 anos de carreira.

“Gosto de relembrar os forrós mais antigos com uma pitada mais moderna”, afirma o pernambucano, que apresentará músicas de Flávio José, Trio Nordestino e Petrúcio Amorim, dentre outras como o ‘Amor de Sertão’, lançada no final dos anos 1980 e que o músico considera seu “marco zero” na carreira.

Geraldinho Lins sabe da importância de um festival de música regional como o Forró Fest, já que ele mesmo passou por eventos parecidos no começo de sua estrada. “Incentiva a produção cultural e a nova geração de compositores, que estão fazendo música de qualidade. Se o povo escuta, o povo vai gostar”, aponta.

A forrozeira Eliane trará para o palco suas três décadas de estrada e seus grandes sucessos como ‘Meu Nego’, ‘Brilho da lua’, ‘Amor ou paixão’, ‘Canto e declamo’, ‘Cor transparente’, ‘Cantando para a vida’, ‘Quem é ele’, ‘Sem você não dá’, dentre outros.

Criada em 2001, o grupo de Caraúbas (RN) apresentará ao público paraibano hits como ‘Você não vale nada’, ‘Dança da minhoca’, ‘Tô nem aí’, ‘O que tem que ser será’, ‘Amar você’, dentre outros.

A banda comandada pelos cantores Aline Reis e Raí Soares também apresentará novas canções, a exemplo de ‘Tô aqui nem morri’, lançada no começo do ano.

ESPECIAL

Como é de praxe, o Forró Fest ainda faz homenagens aos artistas nordestinos que já deixaram sua marca na música brasileira através do Troféu Asa Branca, referência ao clássico ‘hino’ da região criada pelo ‘Rei do baião’ Luiz Gonzaga (1912-1989) e seu eterno parceiro Humberto Teixeira (1915-1979).

Artistas renomados como Jackson do Pandeiro (1919-1982), Sivuca (1930-2006), Marinês (1935-2007), Dominguinhos (1941-2013), Antônio Barros & Cecéu, Cátia de França, Zabé da Loca, Pinto do Acordeon, Amazan e Biliu de Campina são alguns dos agraciados com o prêmio.

O nome do homenageado desta 26ª edição só será revelado na grande festa da finalíssima, em Campina Grande.

As TVs Cabo Branco e Paraíba também vão transmitir para todo o Estado os melhores momentos das eliminatórias, com apresentações das músicas classificadas e as emoções da grande final.

Ciceroneado pelo “mestre sem cerimônia” Chico Forró, ao lado do poeta cordelista Marco di Aurélio, o programa especial sobre o Forró Fest será exibido no dia 8 de junho, após o Fantástico.

Confira a relação das 12 músicas selecionadas para a 1ª eliminatória:


'A invenção do baião'
(Aldeni Marques de Carvalho)
'Forrozeiro do amor'
(Carlos Alexandre da Silva Cavalcanti)
'Eu vou bater na sua porta'
(Eduardo Ferraz Guimarães Novaes)
'Sonho de sertanejo'
(Francisco de Assis Correia Gomes)
'Gente sofrida'
(Francisco Mariano / Magna Cássia Mendonça)
'Mei de festa'
(Ismênia Thereza Santos Leal)
'No céu também tem forró'
(Jairo Madruga / Fábio Smith)
'De onde venho'
(Gilmar Gonçalves)
'Dengo'
(José Levi da Silva)
'Elevado do Nordeste'
(Tarciso Alves de Siqueira Júnior)
'Cor nordestina'
(Vicente de Paula Aquino)
'Sou Nordeste'
(Wagner Luiz dos Santos Malta)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp