COTIDIANO
Em votação secreta, TJ elege lista tríplice para desembargador
Nome que constam na lista tríplice serão encaminhados ao governador José Maranhão que deve fazer a escolha em até no máximo 20 dias. Confira quantos votos teve cada indicado.
Publicado em 09/06/2010 às 11:36 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:36
Da Redação
Com informações de Aline Lins do Jornal da Paraíba
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba elegeu, durante a sessão administrativa desta quarta-feira (9), Caius Marcellus, José Ricardo Porto e Levi Borges, para integrarem a lista tríplice composta por advogados que disputarão o Quinto Constitucional, decorrente da vaga deixada pelo desembargador aposentado Marcos Souto Maior. (veja abaixo como foi a votação)
Cada integrante do pleno votou em três dos seis que constam na lista sêxtupla, mas antes de começar a votação, os desembargadores discutiram sobre a natureza do voto e por 16 votos a 1 decidiram elaborar a lista tríplice através de voto secreto. Dos 19 desembargadores, somente Manoel Monteiro foi a favor da eleição aberta. Sobre o assunto o presidente Luiz Sílvio Ramalho não votou e dois desembargadores faltaram à sessão.
Após a escolha da lista o desembargador Márcio Murillo levantou a discussão sobre os nomes escolhidos, ele ponderou que os candidatos não teriam maioria absoluta e poderia abrir brecha para nova votação, mas a votação foi confirmada.
Os três nomes foram escolhidos mediante votação do Pleno do Tribunal, dentre os nomes da lista sêxtupla (os mais votados pelos membros da OAB-PB). Da relação montada pelo Tribunal, o governador José Maranhão (PMDB) escolherá, em um prazo de até 20 dias, o novo desembargador oriundo da Ordem.
O Quinto Constitucional é o mecanismo que confere 20% dos assentos nos tribunais a advogados e promotores. Além dos três escolhidos, concorreram à lista tríplice os advogados Celeide Queiroz, Elson Carvalho, Chico Freire, A lista sêxtupla foi entregue no último dia 2 pelo presidente da OAB, Odon Bezerra, ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior.
Veja como ficou a votação
Caius Marcellus - 16 votos
José Ricardo Porto - 14 votos
Levi Borges - 9 votos
Chico Freire - 8 votos
Elson Carvalho - 3 votos
Celeida Queiroz - 2 votos
Comentários