icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Em votação secreta, TJ elege lista tríplice para desembargador

Nome que constam na lista tríplice serão encaminhados ao governador José Maranhão que deve fazer a escolha em até no máximo 20 dias. Confira quantos votos teve cada indicado.

Publicado em 09/06/2010 às 11:36 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:36

Da Redação
Com informações de Aline Lins do Jornal da Paraíba

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba elegeu, durante a sessão administrativa desta quarta-feira (9), Caius Marcellus, José Ricardo Porto e Levi Borges, para integrarem a lista tríplice composta por advogados que disputarão o Quinto Constitucional, decorrente da vaga deixada pelo desembargador aposentado Marcos Souto Maior. (veja abaixo como foi a votação)

Cada integrante do pleno votou em três dos seis que constam na lista sêxtupla, mas antes de começar a votação, os desembargadores discutiram sobre a natureza do voto e por 16 votos a 1 decidiram elaborar a lista tríplice através de voto secreto. Dos 19 desembargadores, somente Manoel Monteiro foi a favor da eleição aberta. Sobre o assunto o presidente Luiz Sílvio Ramalho não votou e dois desembargadores faltaram à sessão.

Após a escolha da lista o desembargador Márcio Murillo levantou a discussão sobre os nomes escolhidos, ele ponderou que os candidatos não teriam maioria absoluta e poderia abrir brecha para nova votação, mas a votação foi confirmada.

Os três nomes foram escolhidos mediante votação do Pleno do Tribunal, dentre os nomes da lista sêxtupla (os mais votados pelos membros da OAB-PB). Da relação montada pelo Tribunal, o governador José Maranhão (PMDB) escolherá, em um prazo de até 20 dias, o novo desembargador oriundo da Ordem.

O Quinto Constitucional é o mecanismo que confere 20% dos assentos nos tribunais a advogados e promotores. Além dos três escolhidos, concorreram à lista tríplice os advogados Celeide Queiroz, Elson Carvalho, Chico Freire, A lista sêxtupla foi entregue no último dia 2 pelo presidente da OAB, Odon Bezerra, ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Sílvio Ramalho Júnior.

Veja como ficou a votação

Caius Marcellus - 16 votos
José Ricardo Porto - 14 votos
Levi Borges - 9 votos
Chico Freire - 8 votos
Elson Carvalho - 3 votos
Celeida Queiroz - 2 votos

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp