ECONOMIA
Cliente deve pesquisar juros antes de mudança
Queda de juros pode ser oportunidade para mudar de banco e trocar uma dívida mais cara por uma barata.
Publicado em 29/04/2012 às 11:31
Com a redução nas taxas de juros anunciada inicialmente pelos bancos públicos e seguida pelos bancos privados, especialistas indicam que a mudança de banco também deve ser pautada pelas taxas de juros, sobretudo quando o consumidor já está endividado ou quando precisa fazer um financiamento.
Para aqueles que estão com dívidas, a mudança deve ser pautada pelo empréstimo para quitar conta com juros mais altos.
“A mudança de banco sempre vale a pena se o valor dos juros a pagar de fato forem menores. Mas você tem que ter muito cuidado, porque sempre aparece alguém 'esperto' e tenta lhe fazer ficar mais tempo endividado. Se for mudar de banco, faça uma operação com o mesmo prazo de vencimento que a anterior e não queira saber de se endividar ainda mais”, orienta o economista Humberto Veiga.
Para Tâmara Isaac, da Proteste, como a maioria das instituições financeiras já anunciou a queda na taxa de juros, o consumidor também pode tentar a renegociação da dívida com o gerente do banco onde já possui conta. “O consumidor deve pesquisar bem as taxas divulgadas, e quais as taxas que estão sendo realmente oferecidas. Esta pesquisa deve ser realizada pessoalmente.
Depois de pesquisar, ele terá mais condições de tentar renegociar a dívida, com juros menores no banco onde já é cliente”, diz.
Comentários