icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Pessoense gasta quase duas horas para se deslocar ao trabalho e voltar para casa

Segundo um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os moradores de João Pessoa levam em média 1h50 para fazer o percurso casa-trabalho-casa.

Publicado em 11/09/2015 às 7:38

O analista de marketing Igor Silva sai de casa todos os dias às 6h50 para chegar ao trabalho pontualmente às 8h. Ele mora no bairro da Torre, em João Pessoa, e para se deslocar até a empresa onde trabalha, no Distrito Industrial, precisa pegar dois ônibus na ida e na volta. Assim como milhares de paraibanos, Igor faz parte de uma estatística que indica que o tempo de deslocamento no trânsito aumentou nas principais áreas metropolitanas do Brasil. Segundo um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os moradores de João Pessoa levam em média 1h50 para fazer o percurso casa-trabalho-casa.

Em Campina Grande, o estudo realizado pela Firjan trouxe surpresa tanto para o órgão municipal de trânsito, a Superintendência de Trânsito e Transportes (STTP), quanto para motoristas e usuários de transporte público. Enquanto na capital o tempo médio gasto no trânsito era de 1h49, em 2011, e passou a 1h50, em 2012, em Campina Grande o aumento nesse mesmo período foi de dois minutos. De acordo com o levantamento realizado pela Firjan, o trabalhador campinense gastava cerca de 108 minutos (1h48), em 2012, para se deslocar de casa para o trabalho e fazer o mesmo caminho no sentido inverso. Em 2011, o tempo desperdiçado era de 106 minutos (1h46).

A recepcionista Juliana Souza mora no bairro do Ligeiro, que faz limite com a cidade de Queimadas, e conta que, para trabalhar no bairro da Palmeira, extremo oposto de onde mora em Campina Grande, esse tempo ainda é pouco. “Se contar o que eu gasto esperando o ônibus até chegar no trabalho, dá mais que isso, sim. É um tempo grande perdido”, desabafa. Ela relatou que sai de casa às 6h40 para estar no trabalho pontualmente às 8h, mesmo assim, se houver qualquer congestionamento, há a possibilidade de atraso.

O estudo, que foi divulgado na última quarta-feira, considerou apenas os deslocamentos acima de 30 minutos, em 2012. A capital brasileira que apresentou maior tempo de deslocamento foi o Rio de Janeiro, com duas horas e 21 minutos de percurso. Em comparação a outras capitais brasileiras, João Pessoa fica em segundo lugar com o menor tempo de deslocamento, atrás apenas de Natal (RN), que apresentou 1h48 de percurso. (Colaborou Andréia Xavier)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp