ECONOMIA
Consumo do etanol cai 51% na PB
Levantamento da ANP mostra que, no primeiro bimestre deste ano, a venda de álcool na PB recuou 51,55% sobre o mesmo período do ano passado.
Publicado em 19/05/2012 às 6:30
Com o valor representando quase 80% do preço do litro da gasolina (79,85%), o etanol continua em queda livre nos postos de combustíveis da Paraíba. Levantamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP) mostra que, no primeiro bimestre deste ano, a venda de álcool no Estado recuou 51,55% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto a venda da gasolina registrou alta de 20,41% na comparação com o mesmo período do ano passado.
A queda do etanol na Paraíba foi bem maior que a média nacional (-31,6%), enquanto a gasolina subiu na mesma proporção do Estado no período (21,5%).
De acordo com os dados levantados pela ANP, nos meses de janeiro e fevereiro a venda de etanol na Paraíba foi de 7,666 milhões de litros contra 15,824 milhões no primeiro bimestre. Já a venda de gasolina passou de 74,8 milhões de litros no primeiro bimestre de 2011, para 90,1 milhões de litros, 15,2 milhões a mais neste ano.
A redução do consumo do etanol diante do avanço da gasolina, para o presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), Edmundo Barbosa, está relacionada aos preços praticados no Estado. “Não temos como explicar isto, mas o preço da gasolina na Paraíba tem sido menor que em todos os estados vizinhos, fazendo com que o etanol perca competitividade”, comentou.
Barbosa acredita também que a ampla divulgação de que abastecer com álcool só seria vantajoso economicamente se o preço do litro do biocombustível custasse no máximo 70% do valor cobrado pelo litro da gasolina também faz com que as vendas de etanol sejam prejudicadas. “Há algum tempo houve uma forte divulgação sobre o fato de que o álcool não poderia custar mais de 70% da gasolina. Tudo isto foi feito com o objetivo principal de aumentar as vendas da gasolina, escondendo do consumidor os prejuízos de abastecer o carro somente com este combustível. Até hoje, alguns consumidores ainda continuam com esta falsa ideia de economia de abastecer com gasolina, apenas porque consegue rodar mais quilômetros com um litro", diz.
Comentários