icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Motoristas e pedestres estranham mudanças no primeiro dia do novo binário

Primeiro dia de mudanças causou estranheza a pedestres, motoristas e usuários de transporte coletivo. Semob diz que faz parte da adaptação.

Publicado em 21/09/2015 às 10:45

Demora excessiva no trânsito, falta de divulgação, dificuldade na travessia de pedestres e mudança dos trechos dos ônibus foram algumas das reclamações mais repetidas pelos pessoenses durante a manhã do primeiro dia de mudanças no trânsito do Centro de João Pessoa. As alterações, realizadas pela Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), incluem a inversão de sentido das avenidas Monsenhor Walfredo Leal e Dom Pedro I. As modificações no fluxo do trânsito aconteceram depois da implantação de um binário próximo a Praça da Independência, que passou a valer a partir da manhã hoje.

A estudante Ana Luísa Pereira foi uma das pessoas que se sentiram prejudicadas pela mudança no trânsito. Acostumada a sair de casa todos os dias 30 minutos antes da aula, ela perdeu uma hora a mais no trajeto por causa de um engarrafamento na Epitácio Pessoa. "Além de passar esse tempo todo, o ônibus ainda mudou o trajeto e a gente não foi avisado. Eu achei que ia seguir pela Walfredo Leal e foi pela Duarte da Silveira. Isso atrasou ainda mais", conta.

Já o estudante Andrew dos Santos espera que apesar da demora inicial do trânsito, a ideia da mudança do fluxo vai facilitar a movimentação da área. "Enquanto o povo não se acostumar vai ser assim. Eu mesmo passei uma hora preso na Epitácio agora de manhã e geralmente fico dez minutos. Mas depois o trânsito vai ficar muito melhor", afirma.

O secretário da Semob, Roberto Pinto, afirmou que os transtornos inicias causados pela mudança de trânsito são uma questão de adaptação dos motoristas e pedestres. “Os motoristas sempre seguem por uma rota, é esperado que nos primeiros dias haja uma dificuldade de adaptação, mas temos agentes de trânsito orientando toda a população para que nenhum problema maior ocorra”, explicou. Segundo ele, a intenção da mudança é desafogar o trânsito no entorno do Parque Solón de Lucena, que servia mais como rotatória do que como destino. "Vamos fazer com que as pessoas que passem pela Lagoa são as que desejam ir para lá ou para seu entorno. Quem tem como destino outras áreas do Centro, por exemplo, vai seguir por outros caminhos, como a Monsenhor Walfredo Leal”, completou.

Nesta segunda-feira (21) começou a funcionar o binário nas proximidades da Praça da Independência, no Centro de João Pessoa. As principais alterações ocorreram nas avenidas Monsenhor Walfredo Leal e D. Pedro I, que tiveram os sentidos alterados. Objetivo das mudanças é melhorar a circulação de veículos e reduzir o tráfego no Parque Solon de Lucena.

As medidas visam também oferecer uma rota alternativa à Avenida Epitácio Pessoa, sobretudo no sentido Centro/praia, interligando o binário com outras ruas e avenidas como Juarez Távora, Júlia Freire, Silvio Almeida e Hermenegildo Di Lascio, entre outras, facilitando assim a utilização da malha viária já existente, distribuindo melhor o tráfego. Além disso, o novo binário dá acesso e estimula a interligação entre os corredores D. Pedro II, Beira Rio e Epitácio Pessoa pela rua Clemente Rosas.

Os veículos que seguem da Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Centro, passando pela Rua João Bernardo de Albuquerque (em frente à Mortuária São João Batista), seguirão pela Avenida Monsenhor Walfredo Leal e Odon Bezerra, que terão o seu sentido de circulação invertidos, em direção à Avenida Visconde de Pelotas, em mão única. Para tanto, um canteiro existente no cruzamento com a Avenida Maximiano Figueiredo foi removido. Com isso, será incentivado que apenas os veículos que tenham como destino final a Lagoa ou os estabelecimentos no seu entorno circulem no anel do Parque Solon de Lucena, melhorando o tráfego no local.



Já a Avenida D. Pedro I, que promovia a circulação no sentido Praça da Independência em direção ao Centro (em alguns trechos operando em mão dupla), segue no sentido inverso, da Avenida Visconde de Pelotas até a Praça da Independência, em mão única. Assim, o canteiro central no cruzamento com a Avenida Maximiano de Figueiredo também foi retirado, permitindo aos veículos trafegarem em frente pelas avenidas Marechal Deodoro da Fonseca e Manoel Deodato, que receberam pavimentação asfáltica até a Avenida Rui Barbosa (Torre).

Também permitindo uma nova rota, o final da Avenida Maximiano de Figueiredo foi reaberto, onde os veículos que trafegam no sentido João Machado/Epitácio Pessoa passam a ter uma nova alternativa para acessar o Centro, Tambiá, Roger, 13 de maio e outros bairros, passando pelas proximidades do Hospital Santa Isabel.

Outras mudanças

Outras ruas e avenidas também sofrerão mudanças de circulação em função do binário e para permitir a otimização da malha viária. A rua Corálio Soares de Oliveira terá o sentido invertido entre as avenidas Almirante Barroso e D. Pedro I. Para isso, o canteiro central também foi removido e instalado um novo semáforo para ordenar o tráfego. Já a Avenida Almirante Barroso, no trecho entre a Maximiano de Figueiredo e a Corálio Soares de Oliveira, passará a ser mão dupla.

A Avenida Barreto Sobrinho, seguida pela Avenida dos Bandeirantes, que tinha sentido único bairro/Centro até a Bica, passa a funcionar em sentido duplo, distribuindo o fluxo dos bairros de Tambiá e Roger.

Entre a Avenida Monsenhor Walfredo Leal e Barreto Sobrinho, a rua Avelino Cunha e o trecho final da Boto de Menezes passarão a ter sentido único. Já a rua Olavo Bilac, antes de sentido único, passará ter duplo sentido, facilitando o acesso daqueles que trafegam pela Walfredo Leal e desejem se dirigir a cidade baixa, pelo Roger.

Outra pequena mudança ocorrerá na Avenida Desembargador Souto Maior. O trecho a partir da Odon Bezerra passará a ter os dois lados (separados pelo canteiro central) no sentido da D. Pedro I. Já quem sobe atualmente da Lagoa pela referida rua só poderá entrar à direita para também acessar a Avenida D Pedro I. Por fim, o trecho da avenida Coremas em frente ao Colégio Pio X também terá seu sentido invertido, passando a circular da avenida Monsenhor Walfredo Leal para a D. Pedro I.

Sinalização

As avenidas que formam o binário e que passam por mudanças receberam nova sinalização horizontal, vertical e semafórica. Durante o final de semana, algumas sinalizações verticais e horizontais também foram modificadas, indicando a mudança de sentido. Além disso, alguns semáforos já existentes foram invertidos e relocados, para acompanhar o novo sentido de circulação.

Afora os vários semáforos que necessitarão ser invertidos ou relocados, novos semáforos foram instalados. Os cruzamentos são: Avenida Dom Pedro I: esquinas com Santo Elias, Eurípedes Tavares e Maximiano de Figueiredo; Av. Marechal Deodoro da Fonseca: esquina com Bento da Gama; Av. Manoel Deodato: esquina com Barão de Mamanguape e Rui Barbosa; Avenida Monsenhor Walfredo Leal: esquina com Maximiano de Figueiredo e Boto de Menezes; e Rua Corálio Soares de Oliveira, esquina com Almirante Barroso.

Transporte público

Os ônibus que trafegam no sentido Epitácio Pessoa para a Lagoa circularão agora pela avenida Almirante Barroso, seguindo seu trajeto atual pela Rua Corálio Soares de oliveira. Nesse trecho, apenas uma parada de ônibus será deslocada de uma lateral da praça da Independência (voltada para D. Pedro I) para outra (voltada para Maximiano de Figueiredo). No sentido Lagoa para Epitácio Pessoa não haverá modificação.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp