ECONOMIA
Correios devem licitar franquias
Com a nova licitação, Correios irão ampliar sua rede de agências em todo país; franqueadas representam 14% da rede de atendimento.
Publicado em 02/07/2013 às 6:00
Os Correios promoveram na última sexta-feira, em Brasília (DF), audiência pública para recolher sugestões da sociedade para realização de uma nova licitação de agências franqueadas. A vice-presidente de Clientes e Operações Glória Guimarães destacou a importância dos franqueados para a expansão da rede de atendimento dos Correios e ressaltou que o novo processo tem como objetivo alcançar um resultado ainda melhor que o da licitação anterior, realizada em 2011.
Todas as dúvidas e as sugestões apresentadas, bem como as respostas da empresa, serão publicadas no site dos Correios até o dia 9 de julho. A expectativa é lançar o edital definitivo no segundo semestre deste ano.
Com a nova licitação, os Correios irão ampliar sua rede de agências franqueadas em todo país — hoje são cerca de 1,1 mil lojas no Brasil — de forma a atender o aumento da demanda pelos serviços postais e a prestação de serviços à população. A expansão vai ao encontro das políticas de modernização da empresa e segue determinação legal, como a de promover a universalização postal e a melhoria do atendimento ao público.
As franquias contam hoje com estrutura acessível a pessoas com mobilidade reduzida, imóveis compatíveis com a quantidade de guichês, sistema de atendimento online e equipamentos adequados. A franquia postal é regida por lei e permite a pessoa jurídica de direito privado a execução de atividades auxiliares.
Hoje as lojas franqueadas representam 14% da rede de atendimento dos Correios no Brasil, formada por 7.477 agências, sendo que mais de 6,3 mil são unidades próprias.
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