VIDA URBANA
Bombeiros realizam simulação e chamam atenção da população
Retirada de vítima presa nas ferragens de um carro aconteceu em menos de cinco minutos. População aplaude.
Publicado em 22/06/2010 às 19:08
Da Secom-PB
Um trabalho de resgate de vítima presa em ferragem de veículo realizado pelo Corpo de Bombeiros chamou a atenção de ocupantes de veículos que passaram no final da tarde desta terça-feira (22) pela avenida José Américo de Almeida, principalmente pela agilidade da retirada da vítima.
O atendimento fez parte de uma simulação montada pelo Grupo de Resgate que é realizada com um tempo máximo, desde a saída da sede da Companhia que funciona numa dependência do hospital de Emergência e Trauma, até o socorro à vítima de 20 minutos “podendo ser menor’, disse o tenente Renato Chaves, sub-comandante da Companhia Regional de Atendimento Pré-hospitalar.
A simulação aconteceu numa oficina, sendo utilizada uma ambulância, cerca de 20 homens e também uma equipe do Grupo de Combate a Incêndio, encarregada de verificar se há risco de incêndio no local e permanecer na área até a retirada do corpo.
Um equipamento, denominado de desincarcerador de policorte (espécie de alicate para corte o veículo) é utilizado para a retirada com segurança de vítimas que estiverem presas no carro. Em seguida é conduzida para a ambulância de resgate para depois ser levada até o hospital mais próximo.
O tenente Renato informou que, atualmente, a companhia possui três viaturas de resgates (ambulâncias), mas já está em fase de estudos por parte do comando do Corpo de Bombeiros da aquisição de uma ABSL – Auto Busca de Salvamento Leve que será incorporada à unidade que funciona no Trauma. O plantão funciona 24 horas.
Um homem preso dentro do carro
O Comando do Corpo de Bombeiros realiza nesta terça-feira (22) uma simulação de atendimento pré-hospitalar, que acontecerá a partir das 16h, na Av. Souto Maior nº 37 no bairro de José Américo, em João Pessoa.
Comentários