icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Blazer é uma peça do guarda-roupa feminino para todos os tipos físicos

Herdado do guarda-roupa masculino, peça vai do inverno ao verão e confere elegância e bom gosto a quem usa.

Publicado em 12/04/2015 às 18:34 | Atualizado em 15/02/2024 às 12:55

Uma apropriação do guarda-roupa masculino, o blazer pode ser usado em todas as estações e ocasiões. Clássico do guarda-roupa feminino é democrático e adequado a todos os tipos físicos e estilos. A peça é estruturada, neutra e com cortes de alfaiataria, presente no mercado em vários tecidos e formatos. Sinônimo de elegância, é uma forma prática de ficar sofisticada com peças mais formais ou casual, se o objetivo é combiná-lo com roupas mais despojadas.

Os blazers podem ser usados em todas as estações do ano, são trends em cada temporada. O que vai ditar como devem ser usados, quando e por quem, são os estilos das roupas que serão combinadas com a peça. Versátil, os blazers podem ser usados na produção de um look despojado, combinado com short, saia ou calça jeans, como também em um visual mais formal com calça social, saia lápis e short de alfaiataria.
Os blazers são peças clássicas que dependendo de como são usados, deixam a produção mais cool, moderna, além de dar um “up” no look. Os tecidos mais leves, como algodão e linho, podem ser usados no verão, já tecidos mais encorpados pedem dias mais frescos.
De acordo com a produtora de moda Luziane Lima, na primavera/verão é ideal usar blazers em cores mais alegres e intensas. Já no outono/inverno deve-se focar nos tons mais escuros, neutros e terrosos. “Peças com cores mais vibrantes, estampadas e de tecidos leves, como algodão e linho, na primavera e verão. Tecidos mais encorpados, jacquard, lã, gabardine e sintéticos, no outono e inverno”, comentou.
Além das cores, é importante atentar para o tipo de blazer. Existem vários estilos de recortes que variam de acordo com o comprimento, largura, presença de bolsos, botões e lapelas. Segundo a produtora de moda, o blazer mais comprido é ideal para disfarçar o quadril mais largo.
Porém, se o objetivo é disfarçar o quadril menor, é interessante optar pelo blazer mais acinturado e curto, pois também ajuda a alongar. “Decotes mais longos são ideais para disfarçar seios grandes. O formato mais desestruturado ajuda a disfarçar os ombros, para quem tem essa parte do corpo larga, ajuda a equilibrar o formato do corpo”, frisou.
Peça vai do despojado a ocasiões mais formais
As adeptas do blazer para ocasiões mais formais devem prestar atenção e identificar o estilo da peça, se é mais formal ou casual. A maneira mais clássica e formal de usar o blazer é com calça social. “A combinação com cores mais vibrantes na blusa, por exemplo, e modelagens diferentes na peça irá depender do ambiente de trabalho”, como explica a produtora de moda Luziane Lima. Alguns, permitem esse tipo de adaptação.
Caso o ambiente seja extremamente formal, a alternativa para modernizar o look será através dos acessórios. Nesses ambientes, o ideal é optar pelas cores clássicas preto, azul-marinho, cinza ou tons pastéis. A atenção ao tecido e ao acabamento deve ser redobrada. Para variar e deixar o look mais feminino, combiná-lo com saias e vestidos. A peça pode ser combinada com vários outras, o tubinho, calça legging, calça social, calça de couro, saia reta, saia midi. Existe um universo de opções e formas de tornar o look mais formal com os blazers.
Porém, se a ideia é deixar o visual mais informal, basta abusar das combinações com peças como jeans, shorts e saias. O blazer permite inúmeras combinações, através de variações de modelagens, estampas e cores. Conforme a produtora de moda, a mesma peça pode ser usada do trabalho à balada, dobrar as mangas ou puxá-las para cima podem ajudar a deixar o look mais despojado. “Combina com calça ou short jeans, shorts com corte alfaiataria, saias e vestidos dos mais diversos tecidos e comprimentos. Do look mais básico ao sofisticado, fica bem com tudo”, garantiu Luziane Lima.
Para a produtora de moda Luziane Lima, a cada temporada os estilistas tentam renovar esta peça. A sensação para este ano é a capa blazer. Marcas como Valentino e Dolce e Gabbana apostaram na ideia. Como o próprio nome sugere, tem o efeito de capa, deixando os braços livres, mas com a elegância e corte minimalista do blazer.
Cortes e fendas dão forma ao corpo
Assim como as outras peças de roupas, os blazers seguem a mesma lógica de formato e adequa-se e veste mediante o biotipo de cada mulher. Os blazers que possuem as bordas arredondadas podem ser usados em todos os corpos, é um clássico e um dos tipos mais usados e vendidos. Os pontudos e diagonais são excelentes para as mulheres que possuem quadril largo e desejam disfarçar esse detalhe. Já os mais curtos, menos compridos, são bons para as mulheres que preferem enfatizar a cinturinha, pois eles afinam essa parte do corpo. Os longos são os mais específicos, e recomendados para as mulheres altas e longilíneas.
Além dos formatos, os blazers variam de acordo com a quantidade de botões, tipo de decote e tamanho da lapela. Três, dois ou apenas um botão, isso vai depender da preferência de cada mulher, se o objetivo é deixar o visual mais clean e reduzir a silhueta, o bom é apostar no botão único.
O decote é algo a ser referenciado. Quanto maior, mais será a sensação de alongamento, bom para as mulheres mais encorpadas ou até mesmo as magrinhas turbinadas que gostam de usar o blazer sem camiseta, apenas para valorizar os seios. O tamanho e formato das lapelas podem dizer muita coisa também. Pontiagudas, arredondadas, triangulares, simples, duplas, variam e também podem ser escolhidas respeitando o designe e estilo de cada pessoa.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp