icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Naufrágio deixa 2 desaparecidos

Embarcação explodiu com nove tripulantes. Sete deles foram encontrados no sábado em praias do Litoral Sul da Paraíba.

Publicado em 07/10/2012 às 8:00

Equipes do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Polícia Rodoviária Federal (PRF) passaram o dia de ontem no Litoral Sul paraibano em busca dos náufragos de embarcação pesqueira que explodiu na divisa entre os Estados da Paraíba e Pernambuco, a cerca de 40 milhas da costa. Sete sobreviventes foram resgatados e encaminhados ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, outros dois ainda estão desaparecidos.

O naufrágio teria ocorrido por volta das 22h da última quarta-feira. Os sobreviventes teriam passado três noite e dois dias tentando alcançar a terra, segundo informações do major Erik Oliveira do Corpo de Bombeiros. O primeiro sobrevivente encontrado foi Ramiro Freires Cacho Júnior, 31 anos. Ele conseguiu chegar a praia Tambaba, próximo a uma pousada, por volta das 5h de ontem.

Segundo o proprietário da pousada, Hidelbrando Bezerra de Carvalho, o náufrago foi encontrado na areia da praia bastante esgotado e desorientado. O náufrago contou para Hidelbrando que ao se jogarem no mar os nove sobreviventes ficaram segurando uma corda, contudo dois resolveram nadar em direção a um navio e não foram mais vistos. Os outros sete sobreviventes teriam ficado juntos até começarem a se sentir fracos. “Ele disse que percebeu que os rapazes estavam debilitados e por isso resolveu nadar em busca de socorro”, contou o dono da pousada.

Por volta das 10h, as equipes do Corpo de Bombeiros encontraram mais quatro náufragos desta vez na praia Bela, no município de Pitimbu. Um dos sobreviventes contou que após a explosão do barco tudo ficou destruído e só houve tempo para se jogar no mar. Ele não quis se identificar, mas contou que estava nadando em um grupo com cinco pessoas na tentativa de se ajudar a chegar a terra. Um dos rapazes teve cãibra e ficou para trás. Os outros quatro conseguiram chegar a praia. Ele contou ainda que ao chegar a terra conseguiu ir até um dos bares e pediu ajuda.

No início da tarde, mais dois tripulantes foram encontrados na praia de Pitimbu. Eles também receberam os primeiros socorros por equipes do Samu e foram encaminhados ao hospital com um quadro de desidratação e queimaduras pelo corpo. A Capitania dos Portos da Paraíba (CPPB) informou que o acidente ocorreu com a embarcação de Pesca “Horizonte II”. A embarcação encontrava-se com nove pessoas a bordo, sendo que sete foram resgatadas com vida e levadas para o Hospital de Trauma de João Pessoa por Equipe do Samu.

A Capitania confirmou que a equipe de Inspeção Naval da Capitania de Portos da Paraíba em conjunto com o Corpo de Bombeiros continuam realizando buscas aos desaparecidos. Além de Ramiro, também foram resgatados com vida Ari Márcio Gomes Batista, 23 anos, Jânio Tavares de Melo, 34 anos, Luiz Carlos Querino, 27 anos, e João Francisco de Souza, 35 anos. Os nomes dos dois últimos pescadores resgatados não foram divulgados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp