VIDA URBANA
Prefeitura de JP abre concorrência pública para obras do BRT
Obra está orçada em R$ 188 milhões e conta com recursos do governo federal.
Publicado em 25/08/2014 às 19:14
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lança na terça-feira (26) o edital de licitação para empresas interessadas em executar as obras do Bus Rapid Transit (BRT), que consiste em um sistema de “metrô sobre rodas”. A totalidade do projeto está orçada em R$ 188 milhões e conta com recursos do Governo federal, através do Ministério das Cidades e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
A partir da divulgação do edital, as empresas interessadas terão 30 dias úteis para providenciar a documentação exigida. Ao final do prazo, será feita a abertura dos envelopes e a vencedora será divulgada.
A contratação de empresa ou consórcio de empresas prevê a elaboração de projeto básico, projeto executivo e execução das obras de pavimentação/drenagem da faixa exclusiva para ônibus. Segundo o secretário de Planejamento, Rômulo Polari, a licitação vislumbra as obras de construção dos cinco corredores por onde o BRT deve trafegar. São eles: Cruz das Armas, 2 de Fevereiro, Epitácio Pessoa, Pedro II e o Corredor Central da cidade. “Os BRTs terão tudo o que o usuário precisa: conforto, eficiência e comodidade”, destacou.
O secretário adiantou que o sistema ficará online para população poder acessá-lo, desde que possua um aparelho celular com internet. Segundo Polari, os BRTs deverão, inclusive, gerar uma mudança cultural para os pessoenses no que diz respeito à mobilidade urbana. “Vamos oferecer eficiência no tráfego, através de corredores exclusivos para os BRTs, pois não haverá interferência de outros transportes, que reduzirá 40% à 50% do tempo do trajeto. Esperamos que este seja um fator determinante para reduzir o transporte individual na cidade, com a opção pelo transporte coletivo de qualidade”, ressaltou.
O Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por ônibus, é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente, proporcionando excelência no serviço ao usuário.
Comentários