icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Luciano Agra assina ordem de serviço para obras no Riachinho

Investimento nas obras é de cerca de R$ 650 mil e a previsão para a conclusão é de 60 dias.

Publicado em 21/03/2011 às 20:17

Da Secom-JP

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, assina nesta terça-feira (22), às 16h, a Ordem de Serviço para as obras de drenagem na Comunidade Riachinho, no Bairro Treze de Maio. Os serviços serão concentrados na Avenida Desembargador Botto de Menezes. A solenidade acontecerá no gabinete do Centro Administrativo Municipal (CAM).

O investimento nas obras é de cerca de R$ 650 mil e a previsão para a conclusão é de 60 dias. Essa intervenção faz parte do conjunto de ações que a prefeitura anunciou para dar solução aos problemas de infraestrutura na comunidade Riachinho.

Para a execução do serviço será necessária a interdição da via. No local será feita a troca da tubulação existente no Rio Riachinho, que corta a Avenida Boto de Menezes. Atualmente a drenagem é feita através de um bueiro duplo tubular de 1.000 mm, construído na década de 1950, cuja vazão atendia as necessidades da época.

O secretário de Infraestrutura, Hermes Felinto, explicou que com a ocupação imobiliária, as áreas de vegetação (áreas de infiltração das águas de chuva) foram substituídas por áreas pavimentadas e edificadas (áreas impermeáveis), o que acarretou o aumento do volume de água.

“O bueiro existente ficou sub-dimensionado, ocasionando assoreamento de mais de 60% de sua seção, principalmente em dias chuvosos, ocasionando alagamento em várias residências em seu entorno e transbordamento na Avenida Boto de Menezes, sendo agravado pelos restos de vegetação trazidos pela correnteza e o lançamento de lixo no leito do rio ou nas suas proximidades”, disse.

Segundo ele, o bueiro existente será substituído por outro com tubos de dimensões maiores. “O novo bueiro vai atender a vazão da água em questão e atenuar o problema do alagamento na comunidade ribeirinha. Feitos os cálculos, chegou-se a um bueiro triplo tubular com diâmetro de 1.500mm. Nunca é demais solicitar à população que não jogue lixo nos rios para evitar transtornos como o que vimos recentemente no local”, explicou.

Associado aos serviços de drenagem, também foram executados trabalhos de desassoreamento do Riacho do Peixe (Riachinho) e também a desobstrução das galerias pluviais que dão acesso à avenida desembargador Botto de Menezes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp