VIDA URBANA
Dom Genival abre Campanha pela preservação dos biomas da Paraíba
Igreja quer conscientizar fiéis sobre degradação ambiental.
Publicado em 01/03/2017 às 13:00
Com foco na preservação do meio ambiente, o administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, deu início nesta quarta-feira (1º) à Campanha da Fraternidade 2017, que este ano tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. A campanha, que feita durante a Quaresma, foi iniciada na Missa de Cinzas, realizada na igreja Santo Antônio de Lisboa, no bairro de Tambaú, em João Pessoa.
O administrador apostólico disse que nos próximos 40 dias a Igreja Católica vai voltar os olhos para o problema da degradação dos seis biomas do Brasil. “Vamos pastoralmente trabalhar em cada paróquia para que os cristãos viva a relidade em seu universo. Esse olhar integrado de todos nós”, pontuou.
O cônego Egídio de Carvalho Neto, que ficará responsável pela campanha na Arquidiocese da Paraíba, disse que é preciso cuidar de modo especial dos biomas brasileiros. “Desde 1979 que a igreja lançou um olhar e fez ao mesmo tempo um apelo à sociedade brasileira e denunciou a forma como o planeta estava sendo ameaçado pela ação maléfica do homem. O uso irresponsável tem feito com que nossos bens naturais estejam desaparecendo”, comentou.
Dom Genival cobrou que a população e a imprensa assuma o protagonismo na fiscalização do poder público. “Pode-se dizer que a responsabilidade é do estado, mas quando vemos que esse bioma está maltratado pela falta de saneamento básico é para dizer que a sociedade precisa ser reivindicativa e a mídia precisa fazer isso como um direito da coletividade”, afirmou.
O que é o bioma?
É um conjunto de vida (animal e vegetal) que se constitui pelo agrupamento de tipos de vegetação identificáveis numa região, com condições geográficas e climáticas similares. Isso resulta em uma diversidade biológica própria. Dessa forma, um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, onde a vegetação é similar e contínua, o clima é mais ou menos uniforme e cuja formação tem uma história comum. No Brasil temos seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
Biomas da Paraíba
Na Paraíba a Igreja Católica vai abordar os dois biomas nos quais nosso povo encontra-se inserido: Mata Atlântica e Caatinga.
A Caatinga encontra-se envolvida pelo clima semiárido, que abrange territórios de oito estados do Nordeste, além do norte de Minas Gerais, totalizando 1.135 municípios, onde vivem cerca de 27 milhões de pessoas. O bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 tipos de aves, 177 tipos de répteis e 241 classes de peixes.
Já a Mata Atlântica, é uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do planeta. Originalmente, esse bioma correspondia a uma área de 1.315.460km² e abrangia 17 estados. Hoje restam apenas 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existia originalmente. Vivem na Mata Atlântica, atualmente, mais de 145 milhões (72%) de habitantes, distribuídos em 3.429 municípios. A maioria das nossas capitais litorâneas, das grandes regiões metropolitanas, concentra-se neste bioma, em que vivem mais de 20 mil espécies de plantas, 270 espécies de mamíferos conhecidos, 992 espécies de aves, 197 espécies de répteis, 372 espécies de anfíbios e 350 espécies de peixes.
Comentários