CULTURA
Projeto coletivo mostra a cara da nova turma da MPB
Projeto acaba de sair tanto em DVD quanto em CD.
Publicado em 01/04/2012 às 8:30
Num cenário improvisado no estúdio Corredor 5, situado no Leblon, Rio de Janeiro, tapetes, móveis e decoração de brechó dividem espaço com câmeras e holofotes. Diante das lentes, sete rostos, ainda desconhecidos, mostram o talento de uma nova geração que emerge entre os conhecidos saraus da capital carioca.
Gugu Peixoto, Daniel Chaudon, Toni Ferreira, João Guarizo, Taís Alvarenga, Aureo Gandur e Fred Sommer mostram a cara de uma nova leva que compõe bem e interpreta melhor ainda, dentro de um projeto coletivo batizado, apropriadamente, de Sarau, que acaba de sair tanto em DVD quanto em CD, via Universal Music.
O projeto é pilotado pela dupla Clemente Magalhães e Daniel Silveira, que selecionou os nomes e o repertório para compor o projeto, entre gente que canta (bem) na noite de São Paulo e Rio de Janeiro.
Por telefone, Toni Ferreira explica ao JORNAL DA PARAÍBA que a turma meio que já se conhecia por uma amiga em comum: a cantora Maria Gadú, com quem Toni dividira apartamento, em São Paulo, antes dela embarcar para Europa e antes da fama.
“Coube à Maria unir a turma do Rio e a de São Paulo’, confirma Toni. "Foi ela quem foi apresentando um ao outro e todos nós fazíamos parte da mesma turma. Ela sempre foi uma grande agregadora de talentos”.
Das cinco ou seis músicas que Toni mostrou a Clemente, duas foram registradas no projeto: ‘Paira’ e ‘O Barco’. A primeira é parceria dele com Luís Kiari (mais Fred Sommer e Gugu Peixoto), paraibano de Campina Grande, radicado há anos no Rio e bastante entrosado com essa turma, tanto que também é parceiro de Daniel Chaudon em ‘O gosto de ser’, além de outras faixas de seu primeiro trabalho solo (leia texto abaixo).
A turma do Sarau se encontrou em setembro do ano passado, no Rio. Ensaiaram por duas semanas junto à banda de apoio - formada por Claudio Bezz (violão com cordas de náilon e violão com cordas de aço), Marcos Moletta (violão, bandolim e rabeca), Léo Fernandes (piano elétrico Rhodes, flauta e escaleta) e Tomaz Lenz (percussão) - e no dia 5 de outubro, fizeram a apresentação imortalizada pelas lentes do diretor Marcelo Paiva para uma pequena plateia.
O resultado é empolgante, tanto em seu clima intimista, quanto na qualidade de suas canções. Toni é apenas uma das surpresas da apresentação. Com um timbre que transita entre o charme de Cazuza e a segurança de Maria Bethânia, ele faz de ‘Paira’, canção escrita para o filme Teus Olhos Meus, do poeta e cineasta Caio Sóh, um dos grandes momentos do show.
Outra boa surpresa do CD/DVD é a carioca Taís Alvarenga, formada na conceituada Berklee College Music, em Boston (EUA). “Era a única que eu não conhecia”, pontua Toni Ferreira. Cantora, compositora e pianista, ela emplaca no projeto ‘Sai de casa’ e ‘Ainda penso’.
Outro nome de destaque é o do experiente Gugu Peixoto, que 10 anos atrás, quando era estudante de Cinema, formara com os colegas Aureo Gandur e Fred Sommer (presentes, em dueto, na faixa ‘Jogador’) o grupo Super 8.
Daniel Chaudon também manda muito bem com seu pop adulto contemporâneo, cartão de visita de seu disco de estreia, Me Conta Uma Música (que também sai agora pela Universal Music), enquanto João Guarizo dá leveza ao repertório com a divertida ‘Na vida anterior’ e mostra versatilidade com ‘Pomba’. As performances também podem ser vistas no Youtube, através do canal ‘SarauVEVO’.
Comentários