icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

57 municípios da Paraíba estão em situação de risco

 Dos 57 municípios em situação de risco de dengue na Paraíba, sete são sedes de Gerências Regionais de Saúde (Campina Grande; Patos; Cajazeiras; Sousa; Monteiro; Catolé do Rocha e Itabaiana).

Publicado em 03/02/2015 às 7:49 | Atualizado em 23/02/2024 às 15:58

Em janeiro deste ano, 215 municípios encaminharam o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), também conhecido como levantamento de infestação predial à Secretaria de Estado da Saúde (SES). De acordo com os dados da Gerência Operacional de Vigilância Ambiental da SES, isso representa 13% a mais que em 2014, quando os dados foram enviados por 190 municípios. O levantamento foi encerrado no último dia 30. O levantamento é fundamental para orientar as ações de controle e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Dos 57 municípios em situação de risco de dengue na Paraíba, sete são sedes de Gerências Regionais de Saúde (Campina Grande; Patos; Cajazeiras; Sousa; Monteiro; Catolé do Rocha e Itabaiana).

Conforme a LIRAa, é feita a classificação de risco dos municípios, proposta pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle da Dengue. Abaixo de 1% da quantidade de imóveis com larvas, é considerado satisfatório; entre 1% e 3,9%, em alerta; e acima de 3,9%, em risco. Dos 215 municípios que enviaram os dados em janeiro deste ano, 54 estão em situação satisfatória; 104 em alerta e 57 em risco para a dengue e febre da chikungunya.

A situação epidemiológica e a mobilização para o dia D+1 da Dengue e Chikungunya será apresentada pelo governador Ricardo Coutinho hoje, às 10h, no Palácio da Redenção, na capital, onde haverá também a entrega simbólica de 50 motocicletas para as gerências regionais de saúde, dando apoio às ações de vigilância ambiental, e para o Núcleo de Entomologia da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Já no próximo sábado, o governo do Estado lança o dia D+1 em todas as 12 gerências regionais de saúde, simultaneamente, com a parceria de várias instituições. O objetivo é envolver a população na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor das duas doenças.

“A intenção é envolver o trabalho intersetorial na grande mobilização de combate ao mosquito. Como exemplo, podemos citar a Educação, que pode trabalhar o tema nas escolas; e as instituições responsáveis por construções podem focar na conscientização dos trabalhadores quanto ao problema. Enfim, todos os parceiros terão possibilidades de ajudar na luta contra a dengue e a chikungunya, envolvendo a comunidade, ao máximo”, disse Renata Nóbrega.

No período de 1º de janeiro a 30 de dezembro de 2014 (52ª semana epidemiológica), foram notificados 7.366 casos suspeitos de dengue na Paraíba. Destes, 1.831 foram descartados e 3.442 confirmados por dengue. Ainda em 2014, foram registradas oito mortes: duas em João Pessoa, duas em Campina Grande, uma em Patos, uma em Cuité, uma em Itapororoca e uma em Cruz do Espírito Santo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp