icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Novo boletim revela mais de 5,3 mil casos suspeitos de dengue na PB

João Pessoa, Patos e Monteiro são as cidades com mais casos suspeitos. No total, 1.097 estão  confirmados. Morte por dengue hemorrágica é investigada em CG.

Publicado em 17/04/2011 às 16:01

Karoline Zilah

Exatamente 5.355 casos suspeitos de dengue foram notificados na Paraíba desde o início do ano até o dia 9 de abril. As informações estão no mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Destes, 1.097 casos estão confirmados como dengue clássica e 441 estão descartados. No total, o aumento foi 743 casos notificados em relação à semana anterior.

São 29 casos graves da doença, sendo 11 de dengue com complicações e 18 de dengue hemorrágica. Ainda não foi detectada a circulação da dengue tipo 4 na Paraíba.

Os três municípios que registraram mais suspeitas de dengue foram João Pessoa, Patos e Monteiro. Apesar dos números serem altos, a SES considera que as cidades estão conseguindo controlar a incidência da doença, o que se reflete na diminuição do ritmo das notificações.

O município que apresenta o maior número de casos de dengue com complicações é Teixeira, no Sertão do Estado, com três. As cidades com mais ocorrências de febre hemorrágica são João Pessoa, com seis casos, e São José dos Ramos (na Zona da Mata), com dois.

Em Campina Grande, é investigada a primeira possibilidade de morte por dengue hemorrágica em 2011. A vítima foi o piloto Valdy Araújo Gama, de 65 anos. A suspeita ainda não foi confirmada por exames oficiais. Em 2010, três pessoas morreram vítima de dengue, sendo uma em João Pessoa, uma em Areial e uma em Campina Grande.

Ainda segundo o boletim deste domingo, as maiores tendências de aumento dos casos estão em Uiraúna (Sertão), Solânea (Agreste) e Poço Dantas (Sertão). A Secretaria Estadual de Saúde recomendou às prefeituras locais que intensifiquem o controle da infestação do mosquito e realizem mutirões de limpeza urbana. A ideia é mobilizar a população para evitar o surgimento de novos casos.

Ação preventiva

Para reduzir os riscos de morte por formas mais graves da doença, o Estado realizará um qualificação de médicos e enfermeiros na próxima terça-feira (19), em Campina Grande.

Participarão 42 profissionais que integram a 3ª Gerência Regional de Saúde, do Hospital Universitário Alcides Carneiro e do Hospital Regional de Campina Grande. A ação é uma diretriz recomendada pelo Ministério da Saúde.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp