VIDA URBANA
Novo boletim revela mais de 5,3 mil casos suspeitos de dengue na PB
João Pessoa, Patos e Monteiro são as cidades com mais casos suspeitos. No total, 1.097 estão confirmados. Morte por dengue hemorrágica é investigada em CG.
Publicado em 17/04/2011 às 16:01
Karoline Zilah
Exatamente 5.355 casos suspeitos de dengue foram notificados na Paraíba desde o início do ano até o dia 9 de abril. As informações estão no mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Destes, 1.097 casos estão confirmados como dengue clássica e 441 estão descartados. No total, o aumento foi 743 casos notificados em relação à semana anterior.
São 29 casos graves da doença, sendo 11 de dengue com complicações e 18 de dengue hemorrágica. Ainda não foi detectada a circulação da dengue tipo 4 na Paraíba.
Os três municípios que registraram mais suspeitas de dengue foram João Pessoa, Patos e Monteiro. Apesar dos números serem altos, a SES considera que as cidades estão conseguindo controlar a incidência da doença, o que se reflete na diminuição do ritmo das notificações.
O município que apresenta o maior número de casos de dengue com complicações é Teixeira, no Sertão do Estado, com três. As cidades com mais ocorrências de febre hemorrágica são João Pessoa, com seis casos, e São José dos Ramos (na Zona da Mata), com dois.
Em Campina Grande, é investigada a primeira possibilidade de morte por dengue hemorrágica em 2011. A vítima foi o piloto Valdy Araújo Gama, de 65 anos. A suspeita ainda não foi confirmada por exames oficiais. Em 2010, três pessoas morreram vítima de dengue, sendo uma em João Pessoa, uma em Areial e uma em Campina Grande.
Ainda segundo o boletim deste domingo, as maiores tendências de aumento dos casos estão em Uiraúna (Sertão), Solânea (Agreste) e Poço Dantas (Sertão). A Secretaria Estadual de Saúde recomendou às prefeituras locais que intensifiquem o controle da infestação do mosquito e realizem mutirões de limpeza urbana. A ideia é mobilizar a população para evitar o surgimento de novos casos.
Ação preventiva
Para reduzir os riscos de morte por formas mais graves da doença, o Estado realizará um qualificação de médicos e enfermeiros na próxima terça-feira (19), em Campina Grande.
Participarão 42 profissionais que integram a 3ª Gerência Regional de Saúde, do Hospital Universitário Alcides Carneiro e do Hospital Regional de Campina Grande. A ação é uma diretriz recomendada pelo Ministério da Saúde.
Comentários