COTIDIANO
Operação apreende droga, espetos e 19 celulares em penitenciária
Operação 'pente-fino' foi realizada nesta sexta-feira (27) por agentes penitenciários e policiais militares, na penitenciária de Cajazeiras.
Publicado em 28/04/2012 às 6:30
Trezentos gramas de maconha, 19 aparelhos celulares, 9 carregadores e 19 estiletes, além de facas artesanais e espetos que seriam utilizados em possíveis brigas e rebeliões. Esse foi o balanço de uma operação pente-fino realizada ontem pela manhã por agentes penitenciários e policiais militares, na penitenciária da cidade de Cajazeiras, no Sertão do Estado.
A ação se estendeu durante toda a manhã. No presídio, que atualmente abriga 193 detentos, os militares vistoriaram todas as celas e ainda apreenderam mais de 200 objetos, como televisões e aparelhos de som.
A determinação do pente-fino foi expedida pelo juiz de execuções penais da comarca de Cajazeiras, José Djacir Soares. O objetivo é evitar que os presos se comunicassem e trocassem informações sobre ações criminosas, além de garantir a segurança e o controle no interior da penitenciária.
De acordo com capitão Zanata, que esteve à frente da operação, a busca também teve a participação de bombeiros, diante do risco de um possível motim dos apenados.
“A operação foi bastante proveitosa, diante do que as equipes conseguiram apreender. Não houve nenhum tumulto, pois usamos um grande número de profissionais para que tudo ficasse sob controle”, informou Zanata. Todo o material encontrado no presídio foi encaminhado para o juiz da Vara de Execuções Penais do município. Apesar das apreensões, nenhum dos detentos foi autuado.
Comentários