VIDA URBANA
Mundo fashion 'amarelou'
Cor que representa nobreza, poder e luxo, o amarelo se tornou um queridinho entre as mulheres na atual estação.
Publicado em 13/10/2013 às 8:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 17:52
Cor que representa nobreza, poder e luxo, o amarelo se tornou um queridinho entre as mulheres na atual estação. Em composições e combinações diversas, a tonalidade vêm se destacando como uma opção para sair do lugar-comum e trazer mais charme para diferentes ocasiões.
Segundo a professora do curso de design de moda Maura Maldonado, os tons são uma ótima pedida para conferir um ar mais descontraído e divertido ao look, além de atrair boas vibrações. “Acredito que as cores têm força, identidade e energia, deste modo a cor amarela é alto astral e pode fazer o dia ficar mais alegre. Assim, bons gestos, sorriso no rosto e a cor podem trazer muita sorte quando usados juntos”, afirma.
Celebridades como a cantora Taylor Swift, a atriz Kirsten Dunst e até a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, já apostaram na cor e chamaram a atenção pelas escolhas acertadas. Entre os estilistas que não abrem mão da tonalidade em suas coleções, podemos citar a brasileira Isabella Giobbi, que trabalhou em parceria com a C&A e tem o amarelo como marca registrada, o chinês Jason Wu e o sempre sofisticado Oscar de la Renta.
Conforme Maura, não existem restrições quanto às situações em que as cores amarelas possam ser usadas, tendo em vista que o corte e o estilo das peças são quase sempre mais relevantes. “O amarelo, assim como qualquer cor, pode ser usado em todas as ocasiões. O que influencia mais é o tipo de roupa e não a cor. Ele vai bem em um casamento, num jantar especial e na praia”, explica.
A consultora de estilo Gabriela Muniz concorda e faz questão de dar alguns toques básicos para não pesar quando associar o amarelo a outras cores. “Uma coisa importante é saber quais são as combinações do amarelo com outros tons que são adequadas. Não aconselho, por exemplo, usar amarelo com violeta, pois são cores opostas na tabela, causando certa antipatia”, explica.
“Outras combinações que acabam transformando a sua roupa em uma espécie de fantasia são o amarelo com verde e o amarelo com laranja. É necessário entender que essa cor se destaca sozinha”, ressalta. “Misturada com o branco, preto e nude, ela funciona super bem”, completa.
Ficar em dúvida ao harmonizar a tonalidade da pele com a cor do figurino é natural. Para quem busca o melhor equilíbrio, Gabriela revela um segredo. “Quanto mais branca você for, mais escuro o amarelo, e quanto mais morena, um tom mais aberto. Embora, em geral, as morenas se deem muito bem com todas as cores vibrantes, pois são tonalidades que se destacam na pele”, esclarece.
De acordo com a consultora, investir no amarelo pode ter suas vantagens, mas se houver insegurança, o aconselhado é ir apostando na tendência gradativamente. “Comece aos poucos, usando a cor como um detalhe – cinto, brinco e até sapato –, e aos poucos vá incrementando essa cor no seu visual. O segredo é sempre se sentir confortável”, finaliza. (Especial para o JP)
Comentários