icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Vereadores de CG entregam relatório da CPI do Tesoureiro ao MPF

Documento final de investigação tem 3 mil páginas. CPI pede o indiciamento de 10 pessoas, entre elas o deputado Veneziano Vital.

Publicado em 06/04/2016 às 8:00

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Pimentel Filho (PSD), e o presidente da CPI do Tesoureiro, João Dantas (PSD), protocolaram ontem à tarde, na sede do Ministério Público Federal na cidade o relatório final da investigação da CPI do Tesoureiro com três mil páginas. O procurador da República, Bruno Galvão Paiva, disse aos vereadores que o material será analisado. As citações ao deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) serão enviadas ao Ministério Público Federal, visto que o peemedebista tem foro privilegiado.

A CPI sugeriu o indiciamento do ex-prefeito Veneziano e mais nove pessoas por atos de improbidade administrativa, crime de responsabilidade, associação criminosa, peculato, falsidade ideológica e fraude em licitação. Na lista estão ex-secretários Júlio César Arruda Câmara, Alex Azevedo Cruz e Alexandre Costa Almeida, do ex-tesoureiro Renan Trajano de Farias, da ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação Anna Thereza Chaves Loureiro, do empresário Eduardo Ribeiro Victor, do ex-prestador de Serviços da PMCG Roberto Soares de Carvalho, dos ex-comissionados Rodrigo Augusto Moura Miranda e Valdemi de Medeiros Cavalcanti.

João Dantas informou que no decorrer da semana o relatório também será entregue ao Ministério Público Estadual, Tribunais de Contas da União e do Estado, Controladoria Geral da União, Polícia Federal, Polícia Civil e Procuradoria Geral do Município.

De acordo com o documento, foram constatadas as denúncias do ex-tesoureiro Rennan Trajano de que a JGR Construções ganhou licitação 004/2009 de forma fraudulenta e recebeu R$ 10,3 milhões por obras em ruas de Campina Grande. Parte do dinheiro teria sido desviado para a campanha eleitoral do PMDB em 2010.

CIRCO

Para o deputado Veneziano Vital do Rêgo, a CPI não passou de um circo montado por seus adversários políticos para denegrir sua imagem perante a população e tentar inviabilizar sua candidatura à prefeitura de Campina Grande.

Já o presidente da Câmara, Pimentel Filho, disse que os vereadores que integraram a CPI cumpriram o seu papel de fiscalizar atos do Poder Executivo na aplicação dos recursos públicos, cabendo agora ao Ministério Público aprofundar as investigações e denunciar, se for o caso, os culpados à Justiça para que sejam punidos e devolvam os recursos ao erário.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp