icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Educação a distância auxilia na formação

Modelo de ensino ainda novo no Brasil, a educação a distância corresponde a 13,73% das matrículas e vem ajudando na formação dos brasileiros.

Publicado em 15/04/2012 às 6:30


Passar o dia trabalhando e à noite ir para a faculdade assistir aulas é uma rotina cansativa, porém necessária para quem quer um diploma, seja de graduação, especialização, etc. Todavia, o bom disso tudo é que a educação a distância permite conciliar trabalho e estudo sem que o aluno tenha de submeter-se ao estresse do modelo tradicional. Para assistir às aulas, basta um computador e atenção. Apesar das críticas, não há como negar o sucesso da educação a distância.

O último Censo da Educação Superior (em 2010), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), mostrou que a Educação a Distância (EaD) corresponde a 13,73% das matrículas de graduação no ensino superior do Brasil. No Nordeste, foram oferecidas 70.047 vagas. A Paraíba possui 62 polos de educação a distância, sendo 30 públicos (24 federais e 6 estaduais) e 32 privados.

As oportunidades são para cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e profissionalizantes. O ensino a distância acaba com praticamente todas as barreiras de quem costumava arranjar desculpas para não estudar. De acordo com o MEC, o país conta com 28.577 cursos de graduação presencial e 930 a distância. A maioria é da área de Educação (518), seguida das Ciências Sociais, Negócios e Direito (295) e Ciências, Matemática e Computação (39).

A modalidade, ainda considerada recente no Brasil, permite aos alunos fazer as avaliações on-line e assistir aulas em transmissão ao vivo, inclusive pelas redes sociais. Algumas instituições têm aulas mistas, ou seja, presenciais e a distância. O maior número de matrículas está concentrado nas faculdades particulares, mas é possível observar o crescimento nas instituições públicas.

Eliane Moura e Silva, coordenadora-geral de programas especiais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), disse que desde que o ensino a distância foi implantado na instituição, no ano de 2004, cerca de três mil alunos conquistaram o diploma de curso superior. Dentre os cursos oferecidos estão os de Geografia, Pedagogia, Letras e Administração Pública.

De acordo com a coordenadora, a procura pelos cursos de educação a distância tem sido bastante considerável, embora a desistência ainda seja alta. “Infelizmente o índice de evasão é de 30%”, revelou Eliane. Segundo ela, isso ocorre porque os estudantes ingressam com a ilusão de que vão conseguir concluir sem disciplina e organização. “Ainda há alunos que pensam que vão concluir o curso sem ler um livro sequer”, afirmou.

Para manter o padrão de qualidade, as avaliações da UEPB são presenciais, assim como as aulas iniciais e finais dos cursos a distância. “Essa metodologia visa garantir a qualidade. Não é tão simples obter o diploma só porque é a distância”, frisou Eliane, lembrando que o aluno tem uma vida acadêmica bem parecida com o método tradicional. “Quanto mais contato pessoal for feito, maior a chance de evitar a desistência”, opinou. O ensino a distância da UEPB conta com 11 polos nas principais cidades da Paraíba.

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os estudantes podem fazer cursos a distância através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). São sete cursos de licenciatura: matemática, letras, libras, pedagogia, ciências biológicas, ciências agrárias e ciências naturais. A UFPB virtual é voltada para formação de professores leigos atuantes nas escolas públicas e o atendimento da massa de jovens e adultos que não têm acesso à educação superior pública.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp