icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Prefeitura derruba quatro barracas na orla da Capital e donos causam tumulto

Na madrugada desta terça-feira (9), a Prefeitura municipal de João Pessoa demoliu quatro barracas localizadas no Largo da Gameleira, na orla Capital.

Publicado em 09/11/2010 às 9:56

Da Redação
Com foto de Walter Paparazzo

Na madrugada desta terça-feira (9), a Prefeitura de João Pessoa demoliu quatro barracas localizadas no Largo da Gameleira, na orla da Capital, para concluir o Projeto de Reurbanização da Orla Marítima de João Pessoa. Durante a ação, alguns donos das barracas se revoltaram e chegaram até a apontar uma faca para a Polícia que acompanhava o processo.

De acordo com o secretário Lucius Fabiani, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), os proprietários já estavam cientes da demolição. “Esta decisão foi tomada no início do ano. Faz seis meses que estamos negociando com os proprietários”. A área era ocupada por 14 quiosques. Dez proprietários das barracas aceitaram a indenização ou relocamento para as áreas do Cabo Branco e Tambaú. “Apenas esses quatro proprietários não aceitaram a proposta da Prefeitura. Entraram com um pedido na Justiça, mas foi negado. No fim das contas, eles acabaram aceitando a indenização proposta pela Prefeitura”, explicou o secretário.



Segundo Lucius, além dos problemas ambientais, a área também causava problemas sociais. “A área próximo às barracas servia de ponto de encontro para traficantes e até para exploração sexual”, disse o secretário, acrescentando ainda que os donos não tinham licença e nem alvará para que as barracas funcionassem.

Projeto

No local está sendo construída uma praça que vai trazer benefícios para a sociedade, segundo o secretário. “Antes as pessoas tinham medo de passar pelo local, agora vão poder usar os benefícios da praça. Nós estamos devolvendo um espaço que era da população”, disse. A previsão do secretário é de que em dez dias as obras sejam concluídas e que no fim do mês a praça seja inaugurada.

O Governo Federal forneceu recursos para as prefeituras revitalizarem a Costa Urbana brasileira. O objetivo do projeto é interromper a degradação ambiental. Na Capital, a verba está sendo aplicada no Projeto de Reurbanização da Orla Marítima de João Pessoa.

O trabalho da construção da praça está sendo realizado pela Prefeitura Municipal (PMJP), por meio das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com investimentos da ordem de R$ 1.353.878,00.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp