VIDA URBANA
Polícia Militar realiza ações pelo desarmamento na PB
Ações pelo desarmamento são realizdas na Paraíba; Durante a semana Santa a PM apreendeu 27 armas de fogo em todo o Estado.
Publicado em 02/04/2013 às 6:00
Na Paraíba, a Polícia Militar (PM) tem realizado ações pelo desarmamento, como a operação Semana Santa, que até as 7h do último sábado apreendeu 27 armas de fogo em todo o Estado.
Segundo a PM, foram apreendidos 16 revólveres calibre 38, três calibre 32, um calibre 22, quatro pistolas e três espingardas. A cidade com o maior número de apreensão de armas neste feriadão foi João Pessoa, com oito armas, seguida de Bayeux, com quatro, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira e Nazarezinho, com duas cada, Cubati, Conceição, Coremas, Lagoa de Roça, São Bento, Montadas e Cajazeiras com o registro de uma arma apreendida em cada uma das cidades.
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA solicitou a Polícia Federal o número de armas entregues ao órgão durante a Campanha de Desarmamento, mas, segundo a assessoria de comunicação, seria necessário um levantamento junto à delegacia responsável para obter os dados - cujo retorno não seria imediato, pois atualmente todos os registros são enviados à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), desde que todas as instituições de segurança passaram a receber as armas da população.
A reportagem buscou ainda o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima, para comentar os dados. No entanto, segundo a assessoria de comunicação, ele estava em reunião e não poderia atender a solicitação.
A Secretaria de Comunicação Institucional salientou que os dados da pesquisa são de 2010 e que para a atual gestão da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, iniciada em 2011, o principal foco de combate à violência é a prevenção aos crimes contra a vida, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos e outros crimes dolosos que resultem em morte. (Colaborou Katiana Ramos)
Comentários