VIDA URBANA
Banco de leite de Patos faz campanha de arrecadação
Em janeiro a arrecadação foi de 56 litros enquanto que a demanda foi de 69 litros.
Publicado em 11/02/2015 às 17:08
Banco de Leite da Maternidade de Patos precisa aumentar seu estoque
O banco de Leite Humano Dr. Vilani Kehrle, da Maternidade de Patos, está com estoque quase negativo e realiza campanha para aumentar o volume. Em janeiro a arrecadação foi de 56 litros enquanto que a demanda foi de 69 litros.
“Temos que auxiliar os bebês que estão na UTI Neonatal. Esses bebês dependem exclusivamente das doações porque ainda não conseguem mamar. A situação é crítica porque trabalhamos sempre com um estoque que não atende à demanda”, explicou Joana Sabino de Almeida, frisando que os bebês que estão na UTI muitas vezes passam 15 dias, um mês, até receberam alta, alimentando-se apenas do leite do Banco.
Existem três postos de arrecadação de leite ligados à Maternidade espalhados pelo Estado. Um em Pombal, o outro em Santa Luzia, e o outro na própria maternidade. "Os bancos de Leite de Santa Luzia e Pombal fazem coleta domiciliar também”, destaca Joana.
Como ser doadora?
Para ser doadora é só entrar em contato através dos telefones 3423-2157 e 3421-5252, que a equipe do Banco de Leite faz atendimento domiciliar, orienta a mãe com os procedimentos básicos de higiene de manuseio do leite e da ordenha mamária, como também leva um kit esterilizado que o Banco de Leite contendo (gorro, luvas, máscara, vidro esterilizado e etiqueta identificadora) para que o leite seja ordenhado com qualidade. A equipe do Banco de Leite passa três vezes na semana arrecadando o leite ordenhado em domicílio. Vale lembrar que todo leite coletado, após passar pelo processo de controle de qualidade, feito no próprio laboratório do BLH por um bioquímico, é armazenado em frascos de vidro esterilizados e colocados em freezers. O material coletado tem validade de seis meses.
Comentários