POLÍTICA
São José do Sabugi: esposa de ex-candidato vence eleições
Iracema Nelis (PSDB) ganhou o novo pleito depois que Manoel Dantas teve a candidatura indeferida pelo TSE. Domingo foi de luto por morte de ex-prefeito.
Publicado em 16/02/2009 às 7:13
Karoline Zilah
Com Damião Dantas
O município de São José de Sabugi, na região do Seridó, reviveu as eleições municipais para prefeito no domingo (15). O candidato mais votado em 2008, Manoel Domiciliano Dantas, teve a candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas a sua esposa, Iracema Nelis de Araújo Dantas (PSDB), venceu o novo pleito e foi eleita prefeita do município com 1.619 votos, o que representa 55,46%.
O candidato Egnaldo Eulâmpio de Araújo (PMDB) recebeu 1.292 votos, correspondentes a 44,54%. A juíza eleitoral Isabele Freitas avaliou como tranquilo o dia de novas eleições em São José do Sabugi. A cidade tem 3.208 votantes e totalizou um comparecimento de 95,1% dos eleitores nas urnas. Deles, 36 optaram por votar em branco (1,17%) e 127 votaram nulo (4,14%).
Desde janeiro o presidente da Câmara vem administrando a cidade, que foi a única da Paraíba a ir às urnas novamente. Manoel Dantas (foto), conhecido como Manoelzinho, que venceu as últimas eleições com a diferença de 224 votos, teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque suas contas como prefeito do município entre 1996 e 2004 foram rejeitadas pelos Tribunais de Contas da União e do Estado.
A diplomação de Iracema Nelis acontece em 1º de março e a posse está marcada para 8 de março. 36 votos em branco e 127 nulos. No sábado, a candidata contou com a presença de Cássio Cunha Lima, Cícero Lucena e Efraim Morais, Efraim Filho e Domiciano Cabral em seu último comício.
Velório no dia da eleição
Além de ter o compromisso de comparecer às urnas para votar, a população de São José do Sabugi viu a bandeira do município ficar hasteada em meio-mastro devido ao luta pela morte de José Derci de Medeiros (PMDB), ex-prefeito da cidade e também principal concorrente à Prefeitura ao lado de Manoel Dantas no ano passado. O peemedebista sofreu um grave acidente de carro e morreu no sábado (14), sendo velado e sepultado no domingo, dia de eleições em sua cidade.
Comentários