CULTURA
Preparados para a Palma
Selecionados para o Festival de Cannes vão de Godard, passando por nomes como David Cronenberg e o ator Tommy Lee Jones.
Publicado em 18/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:24
A 67ª edição do Festival de Cannes divulgou a sua lista de filmes selecionados. A lista vai de ícones cinematográficos como Jean-Luc Godard, passando por nomes como David Cronenberg, os irmãos Dardenne, Ken Loach e o ator Tommy Lee Jones.
O evento acontecerá entre os dias 14 e 25 de maio na França. A abertura ficará por conta do longa-metragem Grace de Mônaco, cinebiografia dirigida pelo francês Olivier Dahan (Piaf - Um Hino ao Amor) com a australiana Nicole Kidman (As Horas) no papel da atriz musa de Hitchcock.
Única mulher a ganhar a Palma de Ouro (pelo drama O Piano), a diretora neozelandesa Jane Campion será a presidente do júri do festival.
Um dos pilares do movimento nouvelle vague, Godard estará na competição com sua primeira incursão no 3D, Adeus à Linguagem, que mostra um casal que literalmente não fala a mesma língua.
Já o insano canadense David Cronenberg exibirá Maps to the Stars, filme que mostra e critica os bastidores da meca hollywoodiana. No elenco, o realizador repete novamente a parceria de Cosmópolis (2012) com Robert Pattinson, que atua ao lado de Julianne Moore (As Horas), John Cusack (Alta Fidelidade) e Mia Wasikowska (Alice no País das Maravilhas).
Desta vez Pattinson tem uma inversão de papéis: ele é o motorista de uma limousine.
Os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne mostram Deux Jours, Une Nuit, que acompanha uma mulher (Marion Cotillard, de Piaf) e seu marido (Fabrizio Rongione, que trabalhou com os diretores em O Garoto de Bicicleta) na tarefa de visitar os colegas de trabalho e convencê-los a abrir mão de seus bônus para que o casal possa manter o emprego.
O diretor britânico Ken Loach (Ventos da Liberdade) apresentará Jimmy's Hall, baseado na vida de um líder comunista irlandês que desafiou a Igreja Católica nos anos 1930.
Outro destaque é o ator Tommy Lee Jones (Três Enterros de um Homem) novamente na direção com The Homesman, trama que se passa no Oeste Selvagem norte-americano, onde uma mulher (Hilary Swank, de Menina de Ouro) tem ajuda de um criminoso (o próprio Jones) para escoltar três mulheres dementes do Nebraska a Iowa.
O cast ainda conta com nomes como Meryl Streep (A Dama de Ferro), James Spader (Sexo, Mentiras e Videotape), Miranda Otto (Flores Raras) e John Lithgow (Planeta dos Macacos - A Origem).
O diretor do ‘oscarizado’ O Artista (2011), Michel Hazanavicius, exibirá The Search, longa inspirado em Perdidos na Tormenta (1948), de Fred Zinnemann (1907-1997). O filme mostra um relacionamento entre uma mulher que trabalha para uma ONG e um garoto durante a guerra da Chechênia.
Fora da mostra competitiva, a única presença latino-americana será o argentino Damian Szifron com Relatos Salvajes, uma produção hispano-argentina apoiada pelo cineasta Pedro Almodóvar com o onipresente Ricardo Darín (O Segredo dos seus Olhos).
Confira os filmes da mostra competitiva:
Adeus à Linguagem (Jean-Luc Godard)
The Captive (Atom Egoyan)
Clouds of Sils Maria (Olivier Assayas)
Foxcatcher (Bennett Miller)
The Homesman (Tommy Lee Jones)
Jimmy's Hall (Ken Loach)
La Meraviglie (Alice Rohrwacher)
Maps to the Stars (David Cronenberg)
Mommy (Xavier Dolan)
Mr. Turner (Mike Leigh)
Saint Laurent (Bertrand Bonello)
The Search (Michel Hazanavicius)
Still the Water (Naomi Kawase)
Deux Jours, Une Nuit (Jean-Pierre e Luc Dardenne)
Wild Tales (Damian Szifron)
Winter Sleep (Nuri Bilge Ceylan)
Comentários