ECONOMIA
Procon notifica AETC e exige ônibus de graça
AETC-JP foi notificada pelo Procon, que pede agilidade no atendimento e ônibus gratuito.
Publicado em 12/06/2012 às 6:00
O Procon de João Pessoa notificou, ontem, a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) para que os passageiros prejudicados com a mudança no sistema de bilhetagem eletrônica possam entrar gratuitamente nos coletivos até que o problema seja resolvido.
Quatro dias após entrarem em vigor as novas máquinas de bilhetagem nos ônibus da capital, muitos usuários continuavam sem ter o Passe Legal reconhecido pelo sistema. Em alguns casos, até quem efetuou a troca do cartão não teve o documento configurado pela máquina. No entanto, os passageiros relatam que os operadores dos coletivos continuam impedindo o acesso gratuito, quando ocorrem as falhas.
Segundo o chefe de fiscalização do Procon-JP, Vamberto Alexandre de Sousa, o órgão recebeu "reclamações de estudantes e outros passageiros que apresentaram o cartão de passagem e não conseguiram efetuar o pagamento, sendo obrigados a descer do ônibus. Mesmo que a mudança seja para melhorar o serviço, deve ser bem planejada para evitar esse tipo de transtorno”, afirmou.
Além disso, os postos de atendimento (na sede da AETC e nos Terminais de Integração e na Rodoviária) que efetuavam a troca dos cartões registraram longas filas desde o último sábado.
Ontem, a espera chegava até a seis horas. Na sede da AETC, a fila percorria toda a avenida 13 de maio, chegando até ao final da Santo Elias.
“É uma calamidade um negócio desse. Sábado eu passei uma hora e meia na fila, mas tive que sair porque passei mal. Hoje fui obrigada a descer do ônibus porque meu cartão não passou e eu não tinha um 'tostão' para pagar a passagem”, lamentou a assistente social Maria do Nascimento. “Eu tenho R$ 105,00 no meu passe e estou tendo que pagar passagem por causa do problema na bilhetagem”, reforçou a professora Eva Nascimento.
“Isso aqui é uma palhaçada. Não somos vagabundos para ficar tanto tempo nesta fila. Estamos todos saindo do trabalho mais cedo e os patrões de cara feia”, disse, indignada, a auxiliar de serviços gerais Ana Lúcia Diniz.
No terminal rodoviário, a insatisfação também era grande. “Só tem um atendente e o equipamento ainda quebrou duas vezes, deixando a fila parada por mais de uma hora até que chegasse uma nova máquina da AETC”, disse a estudante Ibérika Gouveia, que chegou no local ao meio-dia e às 18h ainda não havia sido atendida.
Conforme a AETC, somente na última sexta-feira e no sábado, 4.800 cartões de um universo de 500 mil haviam sido substituídos.
O Procon-JP também notificou a AETC para que o atendimento nos postos seja normalizado em até 72 horas, pois as queixas sobre as longas filas são recorrentes no órgão.
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