VIDA URBANA
Relação mais madura
Relações prolongadas podem gerar incertezas, além de brigas, adverte psicóloga.
Publicado em 02/12/2012 às 14:55
Meriene Soares, que namora há 8 anos com Júnior Sávio, lembra que começar o relacionamento na adolescência acabou resultando em uma fase de indecisões. “Terminamos uma vez, por brigas rotineiras e imaturas, mas voltamos. Hoje em dia, os motivos são outros, brigamos mais porque um quer sair e outro não”, conta.
Além das brigas, explica a psicóloga Alana Martins, os casais podem passar por alguns momentos de incerteza, motivados pela duração do relacionamento. “Às vezes eles dizem: Eu não conheci outra pessoa, eu só namorei com o meu atual companheiro. Mas, a convivência e os momentos vivenciados com esta pessoa são também ricos. Evidenciar perdas por não ter tido ainda a oportunidade de conhecer outras pessoas é imaturo”, explica.
No caso de Nathália Resende e Renato Egito, o 'intervalo' do namoro aconteceu há quatro anos, motivado pelo excesso de convivência. “A gente passava tanto tempo juntos, no trabalho, que quando chegava a noite não tínhamos muito o que conversar, daí vinham as brigas. Terminamos por oito meses e depois voltamos com uma cabeça diferente”, comenta Renato, que lembra que presenteou a namorada com um anel de compromisso neste ano.
“Nathália tem uma luz própria que eu não sei explicar. Ela é querida pelas pessoas, é amada, é dedicada demais. O anel não tinha a ver, necessariamente, com o casamento, mas foi uma maneira de dizer: ei, é pra valer. É algo entre nós dois”.
Embarcar em um noivado ou trocar um anel de compromisso é uma das escolhas de muitos casais que já possuem um namoro longo para dar um novo passo no relacionamento. Meriene conta que o noivado começou há 1 ano, quando o casal enxergou que estava disposto a dividir uma vida juntos. “Não foi um noivado para simplesmente colocarmos uma aliança. Mas para selarmos outra vez o nosso amor junto às nossas famílias. A data certa e agendada para o casamento não temos, mas será em breve e nos planos de Deus", diz.
Comentários