CULTURA
Kikito para 'A Estrada 47'
Longa-metragem sobre brasileiros na Segunda Guerra Mundial vence como Melhor Filme a 42ª edição do Festival de Gramado.
Publicado em 19/08/2014 às 6:00
O longa-metragem A Estrada 47 levou o prêmio de Melhor Filme Nacional na 42ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que terminou na noite do último sábado.
Vencedora do prêmio Kikito de Cristal, a coprodução entre Brasil, Portugal e Itália tem no elenco Daniel de Oliveira e Julio Andrade e narra a história de pracinhas brasileiros na Segunda Guerra.
"Convencer as pessoas a fazer um filme sobre guerra, na neve e em outro país foi bem difícil", disse o diretor do filme, Vicente Ferraz, ao receber o prêmio. O longa-metragem também saiu vencedor em desenho de som.
A Despedida, de Marcelo Galvão, venceu em quatro categorias: Diretor, Ator (Nelson Xavier), Atriz (Juliana Paes) e Fotografia.
A trama gira em torno de um homem de 92 anos (Xavier) que resolve passar uma noite com uma mulher 55 anos mais nova (Paes).
Ignorado no Festival de Paulínia, Infância, de Domingos Oliveira, também levou quatro prêmios em Gramado: Roteiro, Ator Coadjuvante (Paulo Betti), Montagem e uma Menção Honrosa do júri para Fernanda Montenegro.
No filme autobiográfico, a atriz veterana vive Dona Mocinha, avó do diretor, matriarca durona e lacerdista que vive num casarão em Botafogo, no Rio, nos anos 1950.
O infantojuvenil O Segredo dos Diamantes, de Helvécio Ratton, foi escolhido como Melhor Filme pelo público. Já a comédia musical Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas, levou o prêmio da imprensa.
NÃO DEU
A cerimônia foi marcada pela ausência de parte dos premiados.
No caso de Infância, por exemplo, a produtora Renata Paschoal subiu ao palco quatro vezes, em nome de Domingos Oliveira, Paulo Betti, Fernanda Montenegro e da montadora Tina Saphira. O prêmio de Juliana Paes, também ausente, foi recebido por Marcelo Galvão.
Este foi o primeiro ano em que o Festival de Gramado concedeu prêmios em dinheiro aos competidores nas mostras de longas nacionais, estrangeiros e curtas-metragens. No total, foram distribuídos cerca de R$ 275 mil.
Na competição internacional, o chileno Las Analfabetas, de Moisés Sepúlveda, foi o maior vencedor entre os cinco longas concorrentes, com prêmios para diretor, atrizes (Paulina García e Valentina Muhr) e fotografia, além do Dom Quixote, dado pela Federação Internacional de Cineclubes. O Kikito de Melhor Filme, no entanto, ficou para o uruguaio El Lugar del Hijo, de Manolo Nieto.
Na categoria de curtas, o gaúcho Se Essa Lua Fosse Minha, de Larissa Lewandowski, sobre a vida nas ruas de Porto Alegre, foi considerado o Melhor Filme segundo os jurados. A animação A Pequena Vendedora de Fósforos, de Kyoko Yamashita, ganhou o prêmio do público e do Canal Brasil.
Principais prêmios
FILME
'A Estrada 47', de Vicente Ferraz
FILME DO PÚBLICO
'O Segredo dos Diamantes', Helvécio Ratton
FILME DA CRÍTICA
'Sinfonia da Necrópole', Juliana Rojas
DIRETOR
Marcelo Galvão ('A Despedida')
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
'Os Senhores da Guerra', de Tabajara Ruas, e Fernanda Montenegro, por 'Infância'
ATRIZ
Juliana Paes ('A Despedida')
ATOR
Nelson Xavier ('A Despedida')
ATRIZ COADJUVANTE
Andrea Buzato ('Os Senhores da Guerra')
ATOR COADJUVANTE
Paulo Betti ('Infância')
ROTEIRO
Domingos Oliveira ('Infância')
Comentários