icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

João Pessoa recebe diversidade de temas em quatro exposições

Exposições gratuitas serão abertas com temas que vão de Brennand, passando pela Natureza e o esporte de inclusão.

Publicado em 25/03/2015 às 6:00 | Atualizado em 16/02/2024 às 11:10

Quatro exposições gratuitas entrarão em cartaz a partir de amanhã na Estação das Artes (prédio anexo da Estação Cabo Branco), no Altiplano, em João Pessoa.
A exposição Um Olhar sobre Brennand reúne 50 fotografias de associados do Pernambuco Foto Clube (PFC), além de dez registros selecionados através do Instagram e Facebook em um concurso de mesmo nome promovido pela Oficina de Cerâmica Francisco Brennand.

“Foram feitos ensaios na oficina de Brennand e o próprio selecionou as dez fotografias do concurso”, explicou Lúcia França, curadora geral da Estação das Artes.
Ainda de acordo com França, além das 50 imagens, haverá dois painéis de cerâmica (medindo cada 2,80 x 1,40 metros) recuperados de uma casa demolida na Epitácio Pessoa que têm a assinatura do artista plástico pernambucano. Outras duas esculturas de Francisco Brennand que pertencem ao acervo da Estação também estarão expostas na mostra: a escultura de bronze Fonte dos Desejos e a de cerâmica batizada de Abutre.

A exposição Natureza Vestida mostra ensaios fotográficos onde as pessoas têm 'tatuado' no corpo vários elementos da flora e fauna brasileira.

“A técnica é muito simples: com projeções de imagens da nossa Natureza para que as pessoas sintam fazendo parte do corpo delas e tenham, assim, cuidado com a flora e a fauna brasileira”, explica o autor da mostra, Maurício Camargo Panella.
De acordo com o artista potiguar, o trabalho é fruto de outro intitulado De Fora Adentro, projeto também de cunho vivencial onde um mapa gigante interativo da cidade é colocado para os visitantes explorarem caminhando em cima dele. “É a apropriação das pessoas com o seu lugar”, resume.

Os dois projetos participaram da Rio+12, há 3 anos, onde foram maturados muitos desses frutos fotográficos presentes em Natureza Vestida. Segundo Camargo, o De Fora Adentro tem chances de chegar por aqui brevemente.

Antes, o artista fará em duas ocasiões um laboratório fotográfico para que o público escolha e receba no seu corpo elementos da Natureza para render novos retratos. O laboratório será montado em 19 de abril, quando se comemora o Dia do Índio, e dia 8 de maio, Dia do Artista Plástico.

Já as fotografias da mostra Esporte para a Vida documentam as atividades do Sport for Life da Vietnam Veterans of America Foundation, em Angola, programa que visa recuperar psicologicamente as vítimas de minas terrestres por meio do futebol. Os registros foram clicados em 2005 pelo italiano Fabiano Avancini.

Um Olhar sobre Brennand, Natureza Vestida e Esporte para a Vida ficam abertas para o público da Estação das Artes até o dia 10 de maio. Por fim, dentro da programação da Semana Literária, será aberta a exposição Homenagem a Elizabeth Teixeira, que expõe fotos, poemas e textos sobre a famosa líder sindical paraibana de 90 anos, personagem principal do clássico documentário Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho. A mostra permanece até o próximo domingo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp