CULTURA
Sinfônica de JP recebe solista pernambucana
Mariama Alcântara, violinista pernambucana radicada nos Estados Unidos, será solista da apresentação da OSMJP.
Publicado em 09/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 05/03/2024 às 14:24
Mariama Alcântara, violinista pernambucana radicada nos Estados Unidos, será solista da apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), que será realizada a partir das 18h, no auditório da Estação Cabo Branco, no Altiplano, em João Pessoa. A entrada é gratuita.
Com a regência do maestro-titular Laércio Sinhorelli Diniz, a sinfônica pessoense executará em seu repertório peças românticas como a 'Sinfonia n°2 em ré maior, Op.73', do compositor alemão Johannes Brahms (1833-1897), e o 'Concerto para violino n°2', uma obra assinada pelo violinista polaco Henryk Wieniawski (1835-1880).
Com 22 anos, Mariama Alcântara começou os estudos em violino aos sete, no Centro Musical Suzuki, em João Pessoa, e posteriormente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Participou como solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e do Conservatório Pernambucano de Música, além de realizar diversas masterclasses com professores norte-americanos.
Entre os anos de 2009 e 2010, a incursão por festivais a credenciou como spalla da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música.
Desde 2012, Mariama Alcântara cursa o bacharelado na Universidade de Memphis, nos Estados Unidos, onde recebeu o prêmio de aluna-destaque do departamento de música.
Comentários