icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

A memória do Brasil no piano

3º Festival Internacional de Música traz a pianista Eudóxia de Barros e a soprano Kathy Kessler Price, no Teatro Municipal Severino Cabral.

Publicado em 03/07/2012 às 6:00


Na programação desta terça-feira da 3ª edição do Festival Internacional de Música de Campina Grande duas atrações de peso no cenário mundial vão se apresentar gratuitamente no Teatro Municipal Severino Cabral, a partir das 20h: a pianista Eudóxia de Barros e a soprano Kathy Kessler Price (junto com Karen Murphy ao piano).

“Ainda hei de conseguir que todos toquem a nossa música”, chegou a afirmar a pianista paulista de 74 anos, encarando como missão estudar e difundir os compositores brasileiros.

“Eudóxia preserva a memória musical do Brasil”, afirma Vladimir Silva, professor de Música da UFCG e um dos coordenadores do festival. “Ela em todos os seus concertos fala sobre os compositores e suas obras, dando uma verdadeira aula.”

O paraibano recorda da última vez que a pianista esteve na Paraíba, há 15 anos. Na época, ele estava regendo o coral Madrigal Vox Nostra, em Campina Grande. Eudóxia, ensaiando na sala ao lado, queria saber quem estava conduzindo 'Desafio', composição do seu marido Osvaldo Lacerda (1927-2011).

“Ela é a mulher do piano brasileiro”, nomeia Vladimir Silva.

“Eudóxia gosta de tocar música do Brasil ao piano que gera preconceito acadêmico por ser funcionais. Ela difundiu obras de nomes como Ernesto Nazareth (1863-1934) e Zequinha de Abreu (1880-1935), adeptos do chorinho, maxixe e tango.”

De acordo com o coordenador, Eudóxia de Barros dedilhará no piano um repertório que envolve um lado mais europeu, com peças de Mozart (1791-1844), Chopin (1810-1849) e Liszt (1811-1886), além de um lado mais brasileiro, com execução de obras de Osvaldo Lacerda como 'Saudades de oruro (Valsa nº 6)' e 'Estudo nº 7'. Também será apresentado 'Grande fantasia triunfal sobre o Hino Nacional brasileiro', do norte-americano Louis Moreau Gottschalk (1829-1869).

DIRETO DOS EUA
A soprano Kathy Kessler Price tem atuado como solista e camerista nos Estados Unidos, interpretando com diferentes grupos, sob a batuta de renomados maestros, dentre os quais Plácido Domingos, Sir Neville Marriner e Aaron Copland (1900-1990).

Já interpretou papéis importantes em óperas como The Bartered Bride, de Bedrich Smetana (1824-1884), The Impresario, de Amadeus Mozart, e The Telephone, de Gian Carlo Menotti (1911-2007).

No repertório desta noite, acompanhada da também estadunidense Karen Murphy, dará voz a composições de Giacommo Puccini (1858-1924), Samuel Barber (1910-1981), George Gershwin (1898-1937) e hinos religiosos afro-americanos.

Mais informações sobre a programação e o festival podem ser encontradas no site oficial www.fimcg.art.br .

Serviço

• 3º FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA. Apresentação da pianista Eudóxia de Barros e da soprano Kathy Kessler Price. No Teatro Municipal Severino Cabral (Av. Floriano Peixoto, 692, Centro, Campina Grande – tel.: 3322.7490), nesta terça-feira, às 20h. Gratuito.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp