CULTURA
O cardápio das famílias italianas
Jornalistas Felipe Ramelli e Maria Livia Cunha, lançam nesta quarta-feira (6) livro-reportagem sobre famílias italianas na Paraíba.
Publicado em 06/06/2012 às 6:00
História e gastronomia se confundem quando o assunto é a migração italiana na Paraíba. Foi o que constataram os jornalistas Felipe Ramelli e Maria Livia Cunha, que lançam hoje, às 19h30, no restaurante Família Muccini, em João Pessoa, o livro-reportagem 5 Jantares - Um Histórico de Famílias Italianas na Paraíba (Ideia, 104 páginas, R$ 30).
Dividida em cinco capítulos, a obra vale-se de pratos tradicionais de cinco famílias italianas radicadas na Paraíba para narrar os episódios que ocasionaram o estabelecimento de cada uma delas na capital e no interior do Estado.
Segundo Maria Livia Cunha, coautora do livro, as receitas são verdadeiros patrimônios culturais das famílias, trazidos da Itália para o Brasil e disseminados através das receitas.
Os sabores misturam-se a fatos que fazem parte da memória da Paraíba desde fins do século 19: "Domenico Grisi, por exemplo, chegou a João Pessoa em 1858 e fundou uma alfaiataria que vestiu a alta sociedade paraibana por quase um século", conta Maria Livia.
Além dos Grisi, estão nas páginas de 5 Jantares os Perazzo (que se estabeleceram em Areia), os Di Lorenzzo, os Magilano e os Faraco (estes, residentes em João Pessoa).
Aos modos de preparo das iguarias, segue um relato romanceado inspirado no 'novo jornalismo', tema do qual partiu a pesquisa dos dois autores (que apresentaram o trabalho na conclusão do curso de Comunicação Social da UFPB, ano passado).
Comentários