icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

IFPB divulga concorrência para cursos do ensino técnico

Edificações é o curso técnico mais concorrido do processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Clique e confira a lista completa.

Publicado em 17/12/2009 às 8:51

Do Jornal da Paraíba

Edificações é o curso técnico mais concorrido do processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O curso, que faz parte da modalidade do ensino técnico integrado ao médio, tem 20,71 candidatos por vaga, entre os inscritos nas vagas direcionadas à rede privada.

A concorrência dos cursos, divulgada na quarta-feira (16) IFPB, já está disponível no site da Coordenação Permanente de Concursos Públicos (Compec): http://www.ifpb.edu.br/compec/concorrencia.php .

Na cota de rede pública, o curso de Edificações também é o mais concorrido e apresenta 18,94 candidatos por vagas. No ensino médio, metade das vagas é reservada para quem estudou o ensino fundamental em rede pública.

Entre os cursos técnicos subsequentes (para quem concluiu o ensino médio), a maior concorrência está em Mecânica, na capital paraibana, com 19,79 candidatos por vaga. Em segundo lugar, está o curso de Manutenção e Suporte de Informática, em Campina Grande (matutino), com 18,58 candidatos por vaga, seguido daqueles que disputam a entrada no turno vespertino.

Há uma lista de concorrência específica para os candidatos portadores de necessidades especiais que concorrem dentro da reserva de 5% das vagas que a instituição oferece no processo seletivo. No curso subsequente, a maior concorrência foi para curso de Informática em Sousa. Nos cursos técnicos integrados, o mais concorrido foi o de Controle Ambiental, em João Pessoa.

O IFPB inscreveu 14.187 candidatos para as 2.505 vagas distribuídas nas cidades de João Pessoa, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí, Princesa Isabel e Aparecida. Para as vagas do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (para quem conclui o 9º ano, antiga 8ª série), se inscreveram 6.567 para 1.126 vagas e para os cursos técnicos subsequentes estão inscritos 7.620 candidatos para disputar 1.379 vagas.

A prova será realizada no dia 10 de janeiro, sendo das 8h às 11h para o Curso Técnico Subsequente e das 8h às 12h para o Curso Técnico Integrado. O conteúdo dos cursos subsequentes é de conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, em nível de Ensino Médio (2º grau). Já para as vagas do Técnico Integrado ao Ensino Médio, as provas são dessas duas matérias juntamente com História e Geografia, mas em nível de ensino fundamental.

Outros cursos com grande concorrência entre os integrados ao ensino médio foram: Controle Ambiental, Eletrônica e Mecânica, na capital. Os novos campi de Picuí e Princesa Isabel, que iniciaram as atividades este ano, tiveram alta concorrência estando entre os cinco mais disputados no Ensino Integrado. O curso de Suporte em Informática é o mais concorrido em Cajazeiras, Patos e Monteiro.

Em Cabedelo, é o curso de Meio Ambiente. A instituição oferta vagas em cursos técnicos de Edificações, Eletrônica, Informática, Mineração, Mecânica, Eletrotécnica, Instrumento Musical, Equipamentos Biomédicos, Eletromecânica, Agropecuária, Meio Ambiente, Pesca, Controle Ambiental, Agroindústria e Petróleo e Gás.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp