icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Surfing em sofá reduz gastos dos viajantes

Comunidade virtual agrega mochileiros de todo o mundo que querem viajar muito, gastando pouco.

Publicado em 25/04/2012 às 6:30


Viajar pode ser considerado um luxo para poucos, sobretudo quando se calcula na ponta do lápis gastos com alimentação, lazer e hospedagem, por exemplo. Entretanto, qualquer mochileiro que se preze sabe que existem pequenas artimanhas que tornam as viagens mais “cômodas” para o bolso de quem viaja. Na internet, essas propostas são diversas, basta um pouco de paciência para as oportunidades brotarem. Uma delas surge com uma indagação ousada: você já pensou em dar a volta ao mundo hospedado em um simples sofá? Se a resposta for sim, está na hora de conhecer o CouchSurfing www.couchsurfing.org/ , comunidade virtual que reúne cerca de 2,5 milhões de “surfistas de sofá”, espalhados por mais de 230 países.

Seguindo os mesmos princípios de redes sociais como Facebook, Orkut e Twitter, para entrar no mundo do CouchSurfing, ou CS, como muitos preferem chamar, o usuário deve fazer um cadastro prévio, preencher um perfil e, a partir daí, poderá usar os recursos da comunidade. Realizado o cadastro, os surfistas podem optar por dois caminhos: o primeiro é se tornar um host, ou seja, aquele que irá hospedar um outro usuário em seu sofá, ou seguir o caminho inverso, o do surfer, aquele que irá à caça de um sofá livre para se hospedar. Para aqueles que gostam de viajar sem gastar muito, o CouchSurfing é uma boa pedida.

Apaixonada por viagem, a estudante Viviane Castro, 29 anos, percebeu cedo as oportunidades que a internet pode oferecer para quem não quer gastar muito para conhecer o mundo. “Me lembro de fazer um mês de mochilão pela Europa com apenas 500 euros (o equivalente a R$ 1.200,00), passando por cidades como Amsterdam, Bruxelas, Viena, Praga, Budapeste e outras.

Hotéis são caros para quem é mochileiro", revelou a estudante, evidenciando o benefício do CouchSurfing na economia.

Alívio para o bolso, enriquecimento para a alma. Essa é a razão que faz do CouchSurfing um pupilo para mochileiros e viajantes da internet, ficando acima do simples benefício financeiro. “É uma filosofia que passa longe da simples rede social, a não ser pela questão de agregar pessoas. O 'Couch' é para quem gosta de viajar, ajudar o outro, confiar e ser confiado. São viajantes que querem conhecer as pessoas do lugar e trocar experiências, ultrapassando a questão monetária”, disse Viviane, que é usuária da comunidade desde 2007.

Ao todo são quase 109 mil surfistas virtuais no Brasil, o que leva o país a ocupar o 8º lugar no número de usuários dessa comunidade, ficando à frente de países como Índia, China e Japão, referências quando a questão é rede social. Na Paraíba, são cerca de 700 usuários cadastrados no grupo João Pessoa, colocando a cidade na 18ª posição no ranking de cidades mais visitadas pelos “surfistas”. A cidade fica à frente de locais, como Olinda, Maceió e Ouro Preto, por exemplo. Campina Grande é a 58ª cidade mais procurada do país.

O professor universitário Bruno Frascaroli, 31 anos, outro experiente usuário do CouchSurfing, já conheceu cerca de 20 cidades a partir da comunidade virtual. O professor reitera qual o verdadeiro espírito dessa comunidade. “As pessoas não precisam necessariamente hospedar. Você pode contribuir com saídas, informações e com outras formas de compartilhamento.

O CouchSurfing é isso, tem a ver com compartilhar com o próximo”, revelou.

MAIOR CONFORTO
Quem estiver disposto a pagar por um conforto a mais, pode encontrar na internet uma comunidade que vem fazendo sucesso por todo o país. A Airbnb pt.airbnb.com/ , algo como “colchão de ar e café da manhã”, em tradução livre, assim como CouchSurfing, é um sistema de domicílio compartilhado, onde um host recebe um usuário em sua casa, o único diferencial é que nela você paga um determinado valor para seu anfitrião.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp