icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Redes sociais vão virar ‘febre’ em campanhas eleitorais na Paraíba

Este será o primeiro ano em que o Twitter será utilizado em uma eleição na Paraíba. Cássio (PSDB) é o político mais popular, com mais de 6 mil 'seguidores'.

Publicado em 06/06/2010 às 8:51

De Clóvis Gaião, do Jornal da Paraíba

A campanha deste ano será marcada pela influência de uma nova ferramenta, o Twitter, que a cada dia atinge mais pessoas na rede mundial de computadores. Os candidatos que não tiverem o microblog ou não utilizam de maneira adequada as mídias digitais poderão ficar para traz na hora de conquistar a simpatia dos jovens e dos internautas.

É nesse contexto que um número cada vez maior de políticos com mandato e candidatos aderem ao Twitter como fonte de divulgação da agenda dos pré-candidatos e também como canal de comunicação direto com os eleitores integrados à rede social.

Na Paraíba, alguns pré-candiddatos a governador e a senador já aderiram ao Twitter, apesar de alguns como o governador José Maranhão (PMDB) e Nelson Júnior (PSOL) não se mostrarem íntimos com o uso do microblog nesta campanha. Dentre os candidatos ao governo, o pré-candidato Ricardo Coutinho (PSB), José Maranhão (PMDB) e Érico Feitosa (PHS) possuem Twitter, ao contrário de Nelson Júnior (PSOL) e Lourdes Sarmento (PCO), que não possuem o microblog.

O ex-prefeito Ricardo Coutinho foi o primeiro pré-candidato a governador a aderir ao Twitter e já possui 4.697 seguidores, o governador José Maranhão no endereço blogdoze possui apenas 78 seguidores e Érico Feitosa contabiliza 129 seguidores.
Os candidatos possuem apenas 4.904 ‘twitteros’, mas tendo em vista que as mensagens são retuitadas, ou seja, retransmitidas, acabam atingindo um número bem maior de usuários.

Recentemente o governador José Maranhão cometeu uma gafe ao dizer que Twitter era coisa de desocupado tentando atingir o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), o que talvez justifique que tenha poucos seguidores.

SENADO


Dentre os postulantes ao Senado Federal, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), o senador Efraim Morais (DEM), o senador Roberto Cavalcanti (PRB), os deputados federais Wilson Santiago (PMDB), Wellington Roberto (PR) e Vitalzinho (PMDB) e Marcondes Gadelha (PSC) também estão entre os ‘twitteros’ de plantão.
Outro nome que vem sendo citado nas pesquisas para o Senado, o deputado federal Luiz Couto (PT) também mantém perfil no Twitter.

Já os pré-candidatos Roberto Paulino (PMDB), Ney Suassuna (PP) e Vital Farias (PCB) estão fora do microblog.

Cássio lidera ranking na PB

Lidera o ranking de popularidade no Twitter entre os candidatos a senador o ex-governador Cássio Cunha Lima, com 6.672 seguidores. Em segundo lugar aparece o deputado Vitalzinho com 1.979 seguidores e, em terceiro, o senador Efraim Morais com 1.379 seguidores, Luiz Couto com 801 seguidores, Roberto Cavalcanti 764 seguidores, Wellington Roberto 302 seguidores, Marcondes Gadelha 274 seguidores e Wilson Santiago 263 seguidores.

Outros políticos que utilizam bastante o Twitter são os deputados federais Efraim Filho (DEM) com 3.632 seguidores, Rômulo Gouveia (PSDB) com 2.326, Manoel Júnior (PMDB) com 1.553 seguidores, Major Fábio (DEM) 905, os deputados estaduais Romero Rodrigues (PSDB) com 1.180, Rodrigo Soares (PT) com 844 seguidores, o vereador de João Pessoa Bira Pereira (PSB) com 750 e a vereadora de Campina Grande Daniela Ribeiro (PP) com 1.112 seguidores. Alguns pré-candidatos a deputado como Walter Brito Neto e Alexandre Urquiza também utilizam bastante a ferramenta com mensagens polêmicas. (CG)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp