icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Belo e Galo: vitórias e vaga

Mesmo tendo perdido quatro pontos, time estará na próxima fase se vencer os três jogos que lhe restam, veja os cenários.

Publicado em 01/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:58

Os dois times paraibanos começaram a Copa do Nordeste amargando resultados negativos dentro e fora de campo. Mas bastou uma vitória, a primeira na competição, para reanimar botafoguenses e trezeanos. Afinal de contas, ambos começam a rodada do fim de semana dependendo apenas de seus esforços para conseguir a até então improvável classificação para a segunda fase.

O Botafogo ainda vai brigar no STJD para recuperar os quatro pontos perdidos pela escalação irregular dos jogadores Pio e Thiaguinho na partida contra o Sport. Mas, mesmo que isso não aconteça, a vitória de 1 a 0 sobre o Náutico, em plena Arena Pernambuco, recolocou o campeão da Série D na briga pela classificação para a segunda fase da Copa do Nordeste.

Aliás, o Botafogo só depende dele para conseguir a vaga. Vencendo os três jogos que ainda tem pela frente - Guarany de Sobral, no domingo; Náutico, na terça-feira; e Sport, na quinta - o time paraibano estará garantido na segunda fase independente dos outros resultados do grupo.

A matemática é simples. Se vencer os três jogos, o Botafogo chegará a nove pontos. Nesse cenário, apenas Náutico e Guarany de Sobral poderiam superá-lo. Mas como têm um confronto direto na última rodada, um deles obrigatorimente terminaria a fase atrás do Belo.

A situação pode ainda ficar mais favorável caso o Sport não vença o Náutico no clássico deste domingo, na Arena Pernambuco. Neste caso, o Botafogo enfrentaria o Leão da Ilha, na última rodada - no único jogo que fará fora de casa -, com o adversário já eliminado da competição.

"Estamos pensando jogo a jogo, pois sabemos que a classificação só depende exclusivamente da gente. Vamos pensar agora só no Guarany. Depois, o Náutico, para só depois chegarmos na decisão contra o Sport. Não adianta nada pensar no último jogo se não dermos o primeiro passo contra o Guarany do domingo", frisou o capitão Lenílson, autor do gol da vitória contra o Náutico na última quinta-feira.

OUTRAS POSSIBILIDADES

A situação do Botafogo é tão curiosa que até mesmo em caso de tropeço ele pode se classificar.

Na hipótese de empate ou vitória do Sport no clássico contra o Náutico, o Botafogo poderia até perder para o Guarany de Sobral, desde que vença os pernambucanos na sequência da competição - mas aí ainda teria que torcer para o Timbu não superar o time cearense na última rodada, jogando fora de casa.

TREZE EM SITUAÇÃO PARECIDA

O Treze também só depende dele para se classificar para a segunda fase da Copa do Nordeste. Vencendo o Ceará, amanhã, e depois o Potiguar de Mossoró, na última rodada.

Assim chegaria a nove pontos, e só poderia ser ultrapassado por um time - o Ceará (que hoje tem 8 pontos), Potiguar (6 pontos) ou CRB (4 pontos). Nesse caso, o Galo seria beneficiado pelo confronto direto dos outros três times.

Tal situação não chega a ser novidade para alguns integrantes do grupo trezeano. O goleiro Gílson e o técnico Leandro Campos viveram exatamente a mesma situação no ano passado, quando estavam no ASA de Arapiraca - o time alagoano também perdeu os três primeiros jogos e se classificou vencendo os três seguintes. No fim, acabou como vice-campeão, perdendo apenas a decisão contra o Campinense.

O cenário pode ficar ainda mais favorável se o Potiguar de Mossoró perder seis pontos no STJD. O Treze e o CRB denunciaram o time norte-rio-grandense pela suposta escalação irregular do goleiro Laênio, que teria atuado contra o time paraibano na primeira rodada tendo ainda que cumporir um jogo de suspensão pela expulsão na Série C de 2012, quando ainda defendia o Cuiabá.

Leandro Campos acredita que o time precisa evitar a ansiedade para conseguir a classificação. Ele sabe que vencer o Ceará, em pleno Castelão, não é tarefa simples, ainda mais porque o Vozão coloca todas as fichas na Copa do Nordeste no ano do centenário.

"O jogo vale a classificação para eles. Mas também vamos motivados, pois só a vitória nos interessa", disse o treinador.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp