VIDA URBANA
PB registra 67 casos suspeitos de sarampo
Dados se referem ao período de janeiro a junho de 2013; nenhum caso de óbito relacionado à doença foi registrado.
Publicado em 30/07/2013 às 6:00
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está monitorando as notificações dos casos de sarampo na Paraíba e já registrou neste ano 67 casos suspeitos da doença no Estado. Do total de notificações, dois casos de sarampo foram confirmados a partir de exames laboratoriais. Os dados se referem ao período de janeiro a junho de 2013. Nenhum caso de óbito relacionado à doença foi registrado pela secretaria.
Os dois casos confirmados da doença foram notificados em João Pessoa. A capital também concentra 91% dos casos suspeitos, com 61 notificações de pacientes com sintomas similares aos apresentados pela doença, mas que ainda não tiveram confirmação por exame. Outras três cidades da Região Metropolitana também registraram suspeitas de sarampo: Bayeux, com três casos suspeitos, além de Cabedelo e Lucena, com um caso cada.
As estatísticas de 2013 já superam os números do ano passado. De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, em 2012 não houve casos confirmados da doença na Paraíba. No ano passado foram notificados apenas dois casos suspeitos de sarampo, mas todos foram descartados após a realização dos exames laboratoriais. Segundo a gerente executiva de Vigilância em Saúde Talita Tavares, a incidência de novos casos ainda não se configura como um surto.
Para evitar a disseminação da doença, mais de 70 mil doses da vacina estão sendo distribuídas entre os municípios do estado.
“Não faltam vacinas e estamos incentivando a população para procurar os postos de saúde e fazer a vacinação. Também estamos trabalhando em cidades que receberam um grande fluxo de turistas no São João, como João Pessoa e Campina Grande, para atualizar o calendário de vacinação dos profissionais de turismo”, explicou Talita Tavares.
Para evitar a disseminação da doença, a Secretaria Estadual de Saúde está realizando um monitoramento diário junto com as secretarias municipais, além de recomendação da utilização da “planilha de busca de sintomáticos sugestivos de Sarampo” em todos os serviços de saúde do Estado da Paraíba para facilitar a identificação de casos suspeitos. Na capital, que concentra todos os casos confirmados, está sendo planejada uma 'operação limpeza', com a vacinação da tríplice viral, em uma ação conjunta entre as secretarias estadual e municipal de saúde.
Comentários