VIDA URBANA
Doença pulmonar terá remédio gratuito
De acordo com o MS, foram incorporados à lista do Sistema Único de Saúde, medicamentos destinados ao tratamento da Dpoc.
Publicado em 27/09/2012 às 6:00
A rede pública de saúde de todo o país tem 180 dias, a contar de ontem, para começar a oferecer medicamentos para o tratamento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Dpoc).
Apesar de não ter a quantidade exata de pessoas que sofrem desta doença no Estado, o Ministério da Saúde (MS) afirmou que o número de óbitos provenientes da Dpoc aumentou 33,03%, passando de 436 mortes em 2005 para 580 em 2010. De acordo com o MS, foram incorporados à lista de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), os corticoides inalatórios budesonida e beclometasona e os broncodilatadores fenoterol, sabutamol, formoterol e salmeterol, que já eram fornecidos para outras finalidades, como o tratamento de asma, agora também poderão ser indicados para a Dpoc.
Segundo o pneumologista Edivaldo Medeiros, a Dpoc é uma doença considerada grave e está relacionada principalmente ao tabagismo, pois cerca de 80% desses pacientes são fumantes, mas frisou ainda que a doença também pode ser ocasionada por poluição ambiental, como poeira e fumaça.
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para obter informações referentes ao tema, mas não obteve retorno.
Comentários