Empenhado em entregar as obras de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, antes do período de vedação eleitoral, o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) entregou na manhã desta sexta-feira (10) a reforma da Galeria Augusto dos Anjos. A tarde, o gestor assina convênio com o Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP) para realizar o Inventário Patrimonial do Centro Histórico da cidade.
A Galeria Augusto dos Anjos, que fica localizada entre a Rua Duque de Caxias e a Praça 1817, recebeu intervenções no piso, bancos, iluminação, pintura e restauração do busto do poeta paraibano Augusto dos Anjos. “Tivemos a preocupação de resgatar esta área, encrustada no coração da cidade, próximo a Praça dos Três Poderes e a Praça 1817, que tivemos o cuidado de também reforma”, destacou cartaxo, durante a solenidade, que contou com as presenças de diversas autoridades, empresários do local e artistas.
O poeta Políbio Alves, em tom emocionado, elogiou o local, sendo seguido pelo proprietário da tradicional Livraria do Luiz, ponto de encontro de escritores e jornalistas. “Só temos a agradecer a revitalização desse espaço tão importante para a cultura em nossa cidade”, afirmou.
Já a apresentação do Inventário Patrimonial do Centro Histórico acontece às 16h, na sede do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), na Rua Barão do Abiaí, 64, Centro. A iniciativa tem como objetivo levantar todos os bens móveis, imóveis, documentais e artísticos que integram o patrimônio histórico e cultural da cidade, como destaca Rui Leitão, da Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac-JP).
“Através desse inventário, a Prefeitura poderá dar continuidade as ações que já vem desenvolvendo no âmbito da revitalização do seu patrimônio histórico, arquitetônico e cultural. É um levantamento de praças, ruas, eventos culturais, pessoas e personalidades que formam a cultura e a história da nossa cidade”, afirmou.
Conforme explicou Rui Leitão, as ações fazem parte de um pacote de intervenções realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa que já recuperou diversas áreas do Centro Histórico, como a Praça João Pessoa, Casa da Pólvora, a Praça da Pedra, a Praça da Independência, que hoje é um ponto de encontro para famílias.
A última obra a ser entregue pelo prefeito na área histórica da capital será o novo Parque Solon de Lucena, a Lagoa. A reforma do espaço será entregue no próximo domingo (12). Já a reforma da Casa da Pólvora, deverá ser entregue apenas no fim de julho, garantiu o prefeito.
Comentários